Durante o pequeno expediente da segunda-feira (15/7), o vereador Fred Mota (PL) ressaltou o papel significativo da Prefeitura de Manaus em socorrer financeiramente e com recursos humanos o Bosque da Ciência, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O Bosque chegou a fechar suas portas temporariamente no dia 8 de julho, pela falta de recursos financeiros.
De acordo com o parlamentar, 70% dos visitantes do Bosque da Ciência são alunos da rede pública de ensino, incluindo crianças que visitam o local para obter não apenas o aprendizado escolar, mas também o aprendizado para a vida. Dados do Inpa mostram que cerca de 120 mil pessoas visitam anualmente o Bosque da Ciência, que foi reaberto para visitação no último sábado (13).
“As crianças, adolescentes e adultos têm contato com os viveiros de jacarés, o peixe-boi, entre outros animais da nossa fauna. É por causa do Bosque, também, que cientistas pesquisam medicamentos para ajudar na cura de doenças com remédios da região, ajudando a salvar vidas”, afirma.
O vereador também alertou que o fechamento do Bosque da Ciência é consequência de uma “inflamação” que pode aumentar ainda mais e culminar em outras medidas extremas. “O corte de bolsas de pesquisa, por exemplo, será uma decorrência dessa tal inflamação. Fiquei feliz com a atitude do prefeito de Manaus, que colocou estagiários da Prefeitura e bolsistas do Bolsa Idiomas e do Bolsa Universidade para auxiliar o Inpa”, completou.
Futebol
Fred Mota também aproveitou a oportunidade para falar da partida entre Manaus FC e Caxias do Sul-RS, no último domingo (14), na cidade de Caxias do Sul. O jogo, que vale o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, foi vencido pela equipe gaúcha por 1 a 0, mas também foi marcado por intercorrências e badernas promovidas pela torcida caxiense antes e depois do jogo.
“Foi lamentável o episódio protagonizado pela torcida do Caxias do Sul. Foguetório, baderna, que fizeram a equipe do Manaus FC ter que pernoitar em Porto Alegre depois do jogo. Mas eu convoco a torcida do Manaus para que se faça presente em peso no próximo jogo, na Arena da Amazônia, para empurrar o nosso time rumo à Série C, e o meu desejo sincero é que o jogo comece às 14h, para que o Caxias do Sul possa sentir o nosso calor, já que o Manaus sentiu um frio de 5° lá no Rio Grande do Sul”, salientou.
Banheiros acessíveis
O projeto de lei 011/2019, de Fred Mota, que obriga os grandes eventos a terem banheiros químicos acessíveis, teve o parecer favorável aprovado nesta quinta-feira, durante a ordem-do-dia. O projeto, que estava tramitando na 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre), agora segue para a 19ª Comissão de Defesa do Consumidor.
Texto: Lucas Vítor Sena (Assessoria do vereador)
Foto: Aguilar Abecassis (Dircom/CMM)