Além desses cursos, também serão realizados cursos livres e seminários também em parceria com a universidade.
Manaus (AM) – Representantes da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) firmaram, na última sexta-feira (26/7), em São Paulo, uma parceria com o objetivo de oferecer cursos livres, seminários e, a partir de 2020, Mestrado e Doutorado na área do Direito. Em relação a este último, trata-se do primeiro convênio de cooperação da escola visando à realização desse tipo de curso. Os seminários e cursos livres terão a apresentação de produções acadêmico-científicas.
De acordo com o coordenador-geral de cursos da Esmam, juiz de Direito Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, já no mês setembro haverá seminário sobre a Judicialização de Políticas Públicas, em Manaus, fruto dessa parceria com a Fadisp. “A data ainda está sendo definida, mas a ideia é discutir o tema na cidade de Manaus, com a participação de operadores do Direito, acadêmicos e estudiosos no assunto. O seminário servirá como um canal importante para apresentação de artigos e pesquisas, mostrando a produção acadêmico-científica das nossas instituições de ensino”, comentou o magistrado, ressaltando que os detalhes do evento serão divulgados após a definição das datas pela Fadisp.
Também está prevista a apresentação de produção científica em evento paralelo ao Seminário Internacional de Direito Militar e Direitos Humanos, marcado para os dias 9, 10 e 11 de outubro, em Manaus, com participação confirmada de grandes especialistas do Brasil, Chile, Equador, Espanha, México, Portugal e Peru. O seminário é uma iniciativa do Superior Tribunal Militar (STM), em parceria com a Esmam, Tribunal de Justiça do Amazonas, Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União e Uniceub. O patrocínio é da Poupex, FHE e Banco Safra.
“A intenção é aproveitar os eventos realizados na Escola Superior da Magistratura do Amazonas para a divulgação da produção científica dos nossos alunos e das instituições de ensino superior do Estado”, explicou o juiz Flávio Freitas, acrescentando que, desta forma, a Esmam estará preenchendo o pré-requisito exigido para o oferecimento dos cursos de Mestrado e Doutorado no ano que vem, que é a divulgação de trabalhos acadêmico-científicos.
Os cursos serão implantados no formato Interinstitucional e, conforme o coordenador, as áreas de pesquisa estão sendo discutidas com a direção da Fadisp. Todos os eventos educacionais terão uma divulgação prévia sobre o público-alvo e outras orientações como prazos para inscrições e desenvolvimento/metodologia do curso.
A parceria foi assinada na instituição de ensino que funciona em São Paulo, pelo desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, diretor em exercício da Esmam, e pelo diretor-superintendente da Fadisp, Nelson de Carvalho Filho. Também estavam presentes o juiz Flávio Freitas, os professores-doutores Rodrigo Bastos (Esmam) e Rennan Thamay (Esmam e Fadisp) e Edivaldo Brito, secretário da Controladoria Prévia da Esmam. Eles assinaram o documento como testemunhas do convênio. A divulgação das atividades previstas será realizada com antecedência nos canais de comunicação da escola (portal e redes sociais).
Para os representantes da Escola da Magistratura, a parceria firmada com a Fadisp é de grande relevância para os magistrados e servidores do Poder Judiciário amazonense e demais operadores do Direito porque trata-se de uma associação que trará boas perspectivas educacionais para o Amazonas, favorecendo principalmente o cidadão que é atendido por esses profissionais.
“Estamos impulsionando avanços importantes na Escola da Magistratura do Amazonas, no sentido de estabelecer pontes que estarão nos ajudando a cumprir nossa missão de contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento do magistrado, do profissional do Direito como um todo. Estamos muito felizes com essa parceria”, declarou o diretor em exercício da Esmam, desembargador Jomar Fernandes, acrescentando que a instituição segue as diretrizes educacionais traçadas pelo diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, que encontra-se atualmente afastado para tratamento de saúde.
Fadisp
A Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) funciona na Rua João Moura, Bairro de Pinheiros, em São Paulo. Integra o Grupo Empresarial José Alves, com mais de 50 anos atuando em diversos segmentos de mercado no Estado de Goiás. Oferta cursos Administração, Ciências Contábeis e Direito. Além disso, possui cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBA’s) e Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), avaliados e recomendados pela Capes.
Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Fotos: Fadisp
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.