Os procedimentos realizados pelos técnicos relacionam-se à prestação de serviços de infraestrutura na rede local, com impactos positivos nas atividades administrativas e jurídicas.
Com o objetivo de aprimorar o sistema e a comunicação nas comarcas do interior, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio de equipes do Projudi (Processo Judicial Digital), está realizando desde o começo do ano melhorias em diversos Fóruns de Justiça. De acordo com o planejamento, a perspectiva é que todas as comarcas sejam beneficiadas com tais serviços, até o final deste ano.
Os procedimentos realizados pelos técnicos relacionam-se à prestação de serviços de infraestrutura na rede local, abrangendo a reestruturação e o aperfeiçoamento necessários para realização de atividades administrativas e jurídicas. Entre os serviços destacam-se: a troca do cabeamento de rede; o cabeamento da antena VSAT; a instalação de canaletas; a disponibilização de rack (móvel) para organização dos cabos e fios; a atualização de Firewall (equipamento que controla o tráfego de dados na rede) e a manutenção em todos os computadores.
De janeiro até o início de agosto, tais serviços já foram executados nas Comarcas de Borba; Maués; Canutama; Apuí; Barcelos; Itapiranga; Coari (instalação do contêiner); Tefé; Parintins (instalação do contêiner); Itamarati; Careiro da Várzea; Manaquiri; Itamarati; Atalaia do Norte; Fonte Boa; Nova Olinda do Norte; Novo Airão; Rio Preto da Eva; Codajás; Guajará; Juruá; Urucará e Manacapuru (instalação do contêiner); Itacoatiara (instalação do contêiner); Humaitá (instalação do contêiner); Tefé (instalação do Contêiner).
Para o coordenador do Projudi, Rodrigo Marinho, os procedimentos resultarão em ganhos na utilização do sistema. “Os serviços executados trarão maior eficiência à rede de conectividade, além de favorecer a organização do espaço interno de cada fórum. Dispor, por exemplo, de um Centro de Processamento de Dados devidamente organizado e uma rede com cabeamento estruturada, além de novos, influencia na utilização da internet e de todo o sistema de comunicação”, apontou.
Segundo o coordenador, as visitas realizadas pelos técnicos estão seguindo um cronograma planejado. “Cada visita é feita após o estabelecimento de um cronograma, com nossas equipes fazendo um levantamento de necessidades e, em duplas, visitando as comarcas para a realização dos trabalhos pretendidos”, explicou.
De acordo com Rodrigo Marinho, além do serviço de manutenção, antenas VSAT, que foram providenciadas pela gestão do TJAM para melhorar a conectividade das comarcas a partir de links satelitais, também estão sendo otimizadas.
Yanna Andrade
Fotos: Acervo DVTIC/TJAM
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.