Iniciativa faz parte das ações do projeto “SAJ Consulting”
Equipes técnicas da empesa Softplan iniciaram, nesta semana, um trabalho de consultoria junto a unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A consultoria é parte do projeto “SAJ Consulting” e está prestando atendimento a unidades tanto do 1.º quanto do 2.º grau.
Com a previsão de 12 meses de aplicação, o “SAJ Consulting” congrega um conjunto de ações objetivando a reformulação integral do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), que é um dos sistemas de tramitação, consulta e gerenciamento de processos jurídicos em uso pelo Poder Judiciário do Estado do Amazonas.
Acompanhando os profissionais da Softplan – empresa idealizadora e gerenciadora do SAJ – o coordenador de Fiscalização e Auditoria do SAJ no TJAM, Eduardo Pinheiro, informou que a consultoria especializada pretende colaborar com asunidades judiciárias na otimização do uso do sistema. “Nesta semana, duas equipes técnicas estão visitando unidades do 1.º e do 2.º grau, em Fóruns de Justiça da capital e na sede do Tribunal. Com este trabalho, os consultores estão diagnosticando dificuldades no uso do sistema SAJ, indicando soluções para demandas e instruindo os servidores para o melhor uso do sistema”, explicou.
Uma das unidades que foram visitadas nesta quarta-feira (17) foi a Secretaria Judiciária do 2.º grau, que funciona do 1.º andar da sede do TJAM (edifício Des. Arnoldo Péres, bairro Aleixo). Na ocasião, ao prestar consultoria a servidores da Secretaria, o gerente de projetos da Softplan, Gustavo Guimarães, explicou que o Programa SAJ Consulting tem três linhas de trabalho. “A consultoria junto às unidades judiciárias é apenas uma delas. Com o programa, pretendemos identificar itens de configuração do sistema (SAJ) que tenham necessidade de revisão; pretendemos auxiliar os serventuários a sanear a base de dados do sistema, privilegiando, por exemplo, a organização do grande número de documentos que são inseridos nos processos digitais e também pretendemos, em um segundo momento, providenciar a capacitação dos servidores do Tribunal, assegurando que as novas funcionalidades que foram implementadas no SAJ estejam bem compreendidas”, indicou o gerente.
Ainda segundo Gustavo Guimarães, nos 12 meses de vigência do programa “SAJ Consulting”, a empresa Softplan pretende colaborar para que as unidades judiciárias deem a devida agilidade ao fluxo processual “e, com isso, prezando pela celeridade, o Tribunal do Justiça do Amazonas seja modelo para todo o Brasil, no que tange à tramitação de processos”, concluiu o gerente de projetos da Softplan.
Integrando a equipe que tem realizado visitas técnicas a unidades do TJAM, o consultor de produtos para o 2.º grau (da empresa Softplan), Olímpio Grudtner, informou que além de prestar assessoria para a resolução imediata de possíveis problemas na utilização do SAJ, as visitas técnicas às unidades auxiliarão o planejamento de uma ampla capacitação prevista no “SAJ Consulting”. “Nestas visitas, ao dialogarmos com os serventuários da Justiça Estadual, também estamos coletando informações que serão transmitidas ao comitê gestor do projeto e servirão como base para organizar o conteúdo programático da capacitação que será oferecida aos servidores do TJAM”, acrescentou o consultor da empresa Softplan.
Texto e fotos: Afonso Júnior
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.