Legislativo Municipal outorgou à procuradora Leda Mara Nascimento Albuquerque a Medalha de Ouro Cidade de Manaus.
A procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), Leda Mara Nascimento Albuquerque, foi homenageada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta sexta-feira (2), no Plenário Adriano Jorge, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Wellington José de Araújo; o ouvidor-geral do TJAM, desembargador Elci Simões de Oliveira; a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, a juíza convocada para atuar como desembargadora, Onilza Gerth e o desembargador João de Jesus Abdala Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), prestigiaram a solenidade.
Para o desembargador Wellington José de Araújo a homenagem prestada à procuradora Leda pela Câmara Municipal foi um merecido reconhecimento. “A doutora Leda trabalha no Ministério Público há muito tempo e, agora, como procuradora-geral, tem representado muito bem o órgão ministerial junto ao Tribunal de Justiça. Conheço a doutora Leda há muito tempo, trabalhamos juntos no interior durante um período eleitoral e, na oportunidade, tivemos uma eleição muito tranquila. Ela é uma estudiosa do Direito e esta homenagem é mais do que merecida”, disse o presidente em exercício do TJAM.
A propositura da outorga da medalha à procuradora Leda Mara foi feita pelo vereador Amaury Batista Colares e assinada também pelo presidente da CMM, Joelson Sales Silva. “Parabenizo o colega Amaury Colares, autor dessa propositura junto comigo, pois essa é uma homenagem mais do que justa a vossa excelência, que está sempre atenta ao trabalho feito pelo MP, por meio das promotorias, para que continue firme no combate ao crime organizado; à corrupção e a todas as situações que coloquem em risco os interesses da sociedade”, afirmou o vereador Joelson.
O presidente da Câmara destacou, além da trajetória de trabalho da procuradora Leda, também seu papel de mãe, esposa e filha. “Pude observar isso nos olhos brilhantes de seu pai, o dr. Luisinho, que está aqui, ao vê-la receber essa comenda. Vi o orgulho e a alegria dele por a senhora ser esta pessoa que tem ajudado a construir esta cidade e este Estado, uma pessoa que tem realmente comprometimento com o Amazonas”, acrescentou o parlamentar.
Ex-delegada de polícia, professora da Universidade Federal do Amazonas há mais de 20 anos, Leda Mara atua há 23 anos no MPE-AM. “Recebo essa homenagem não como uma honraria à Leda, individualmente, considero que é uma homenagem a todas as instituições em que servi. Estou no MPE-AM há 23 anos, uma instituição à qual eu rendo todas as homenagens e devoções, não apenas pelas conquistas pessoais que me proporcionou, mas por ser uma instituição que presta um serviço extremamente relevante para a sociedade. Divido, portanto, esta homenagem com todas as instituições e com as pessoas que me ajudam na administração e na gestão do Ministério Público”, afirmou a procuradora-geral.
O pai de Leda, juiz aposentado Luís Alberto do Nascimento Albuquerque, acompanhou a solenidade bastante emocionado. “Só me resta agradecer a deferência e o reconhecimento do belo trabalho que minha filha está fazendo, modéstia à parte, um trabalho da maior grandeza e perfeitamente esperado dela que é uma pessoa, na minha concepção de pai, altamente qualificada e extremamente correta; idônea; íntegra e bem intencionada. Hoje se rende uma homenagem que reputo justíssima para ela”, declarou o magistrado.
Também estiveram presentes na homenagem o deputado estadual Josué Cláudio de Souza Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado; o procurador-chefe das unidades do Ministério Público Federal no Amazonas, Edmilson da Costa Barreiros Júnior; a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins Rodrigues do Santos; o representante da Defensoria Pública do Amazonas, subcorregedor-geral João Carlos Bemerguy Camerini; o representante da ALA 8, 2.° tenente aviador Bruno Dunham; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Amazonas, Lauro Tavares da Silva; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, entre outras autoridades civis e militares.
Sandra Bezerra
Fotos: Raphael Alves (TJAM) e Hirailton Gomes (MPE-AM)
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.