Solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, na sede do Legislativo Municipal.
O Poder Judiciário do Amazonas, representado pelo desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, prestigiou, nesta sexta-feira (19), a solenidade de outorga da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao médico Gerson Antônio dos Santos Mourão, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), a medalha é a maior honraria do Poder Legislativo Municipal.
Amazonense, Gerson Mourão tem 64 anos de idade e 34 anos de atuação na medicina, 28 dos quais atuando na FCecon. Mastologista; ginecologista; obstetra; cirurgião oncoplástico e de reconstrução mamária, com experiência também em cirurgia de videolaparoscopia, ele foi o primeiro a realizar um procedimento de videolaparoscopia ginecológica na FCecon e o pioneiro em técnicas de conservação de mama e axila no Amazonas.
Durante o evento, o desembargador Ari Moutinho ressaltou que a homenagem prestada foi justa e merecida. “Os vereadores estão prestando uma homenagem a um médico notável pelo saber e pela sua inteligência, que faz um marcante trabalho na cidade de Manaus no tocante à especialidade dele, que é a mastologia, tratando de um problema que atinge muitas mulheres. E ele é um homem dedicado, que atua arduamente no dia a dia, que está à frente do Fcecon sempre procurando fazer o melhor. Essa homenagem serve de incentivo a outros profissionais para terem a mesma dedicação, o mesmo zelo e a mesma grandeza de coração no atendimento ao ser humano, em especial, às senhoras mastectomizadas”, afirmou o desembargador Moutinho.
A outorga da medalha ao médico Gerson Mourão foi proposta pelo, à época, vereador João Luís (atualmente deputado estadual), que estava presente à homenagem, e pelo vereador Wallace Fernandes Oliveira, secretário-geral da CMM, que presidiu a solenidade desta sexta-feira.
Emoção
O médico Gérson Mourão foi surpreendido, durante as homenagens, por um vídeo em que amigos e parentes que não puderam comparecer à sessão especial, o saudaram. Ele também foi homenageado pelo amigo e poeta Celdo Braga, que recitou um poema de cordel produzido para a ocasião.
Agradecimento
“Eu tinha uma missão, mas não sabia que teria essa repercussão tão grande. Afinal de contas, durante minha vida, me pautei por oferecer meus serviços à população; lutar pelo SUS, que era uma obrigação histórica nossa. Então, não esperava isso aqui não, foi uma surpresa pra mim”, revelou o médico homenageado. Segundo ele, agora, após cumprir a missão como mastologista, o desafio maior é como gestor da FCecon. “Em um momento crítico que estamos atravessando, estamos reunidos em um grande grupo com um grande sonho, que é transformar o Cecon. Muitas emendas estão chegando para nós e as pessoas estão acreditando no nosso movimento dentro da instituição. Então, acho que em mais seis meses vamos mostrar uma outra cara do Cecon”, afirmou Gerson Mourão.
A mesa diretora da homenagem foi composta pelo controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira da Silva, no ato representando o governador Wilson Lima; pelo deputado estadual João Luiz, representando a Assembleia Legislativa do Estado; pelo desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, representando o Poder Judiciário Estadual; pelo aspirante a médico Gabriel Moreira Lima dos Santos, adjunto da ginecologia do Hospital da Aeronáutica; pela diretora da Faculdade de Medicina da Ufam, médica Ione Rodrigues Brum; pela subprocuradora-geral do Município (PGM), Maria de Lourdes Lobo da Costa; pelo diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical, médico Marcus Vinícius de Farias Guerra e pela diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemaire Costa Pinto.
Sandra Bezerra
Fotos: Raphael Alves
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.