Em reunião técnica, prevista para o próximo dia 11, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), irá cobrar a apresentação do plano de ação das operadoras de telefonia e internet que atuam no Estado.
Conforme Carta de Intenção, assinada no último dia 20 de maio em Audiência Pública, as operadoras se comprometeram a apresentar, no prazo de 120 dias, um plano de ação com providências adotadas e medidas implementadas em relação às demandas apresentadas pela CDC/Aleam.
“Demos um prazo para que as empresas apresentassem solução aos problemas registrados na CDC/Aleam. Agora, como resposta à sociedade e aos consumidores do Estado, vamos cobrar a apresentação do plano de ação e acompanhar a resolução das demandas”, afirmou o presidente da CDC/Aleam, ao destacar que, entre as exigências, está a expansão da rede em todo Estado, o que garantirá uma melhor prestação de serviços também no interior do Amazonas.
De acordo com João Luiz, além da expansão da rede, devem constar no plano de ação das operadoras soluções para a suspensão recorrente dos serviços de internet móvel nos municípios do interior e também à falha de sinal na cobertura de telefonia móvel na capital.
“Também será cobrado que as prestadoras de serviço de internet banda larga fixa cumpram as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), garantindo velocidade acima de 40% do total contratado”, ressaltou o parlamentar.
Além das operadoras OI, TIM, Vivo e Claro, também participarão da reunião técnica representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ministério Público do Estado (MP-AM), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Gabinete do Deputado João Luiz (Republicanos)
Texto: Assessoria do Deputado
Jeane Glay (92) 991143368 / 31834409
Foto: Mauro Smith