O Senado e a Câmara dos Deputados participarão neste domingo (7), na Praça dos Três Poderes, da cerimônia de troca da bandeira, que este mês estará a cargo da Aeronáutica. As duas Casas terão um estande, a partir das 9h, com material para divulgar a visita ao Congresso Nacional e outras atividades das duas Casas, como o e-Cidadania, o programa Jovem Senador e o Plenarinho.
A diretora da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, Cristina Monteiro, ressaltou a importância da presença do Senado nas celebrações cívicas.
— A solenidade de troca da bandeira é um evento único da capital federal. A participação, pela primeira vez, do Senado e da Câmara, por meio do programa de visitação do Congresso Nacional, aproxima as duas Casas de um público interessado em turismo cívico. Esta ação certamente contribui de forma positiva para o fortalecimento da imagem do Legislativo — disse.
Haverá desfile militar da Aeronáutica, exposição de maquetes de aeronaves, de veículos e de equipamentos militares. Bandas marciais participarão da cerimônia. As crianças terão atividades de desenho e pintura, brinquedos infláveis e cama elástica, além de minigolfe.
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Praça dos Três Poderes estará aberto, juntamente com tendas de educação e saúde e com a biblioteca volante do Serviço Social do Comércio (Sesc). Estão previstos ainda passeios turísticos com guias em ônibus do transporte coletivo de Brasília. Para o conforto dos visitantes, a Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (Caesb) distribuirá água gratuitamente.
No dia da cerimônia de troca da bandeira, o programa de visitação funcionará normalmente no Palácio do Congresso Nacional. O acesso é pela rampa principal do edifício, entre 8h30 e 17h30. Excepcionalmente, os visitantes poderão também utilizar, entre 8h30 e meio-dia, as entradas dos Anexos 1 da Câmara dos Deputados e do Senado.