O senador Confúcio Moura (MDB-RO) alertou nesta quinta-feira (27), em Plenário, sobre a necessidade de se promover a reforma de base mais importante que o Brasil precisa, a da educação. Ele reconheceu a necessidade de aprovar as reformas Tributária, da Previdência além de viabilizar alternativas para abertura do comércio, redução da burocracia e geração de emprego e renda, mas avalia que para promover um desenvolvimento sustentável é preciso olhar para educação.
— É igual a construir uma casa, se não houver uma base para assentar a construção, tudo desmorona; e assim também as reformas, sem uma educação, sem essa base, esse lastro, francamente nada vai valer, nem previdência, nada disso. Temos que, primeiro, fazer esse lastro educacional para melhorar — explicou.
Confúcio deu sequência à série de discursos sobre a história da educação do Brasil, ao avaliar o projeto educacional implantado durante o período dos governos militares. Ele destacou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado em 1968, mas diante dos números o avaliou como um programa fundamentalmente ineficiente, com taxas altíssimas de evasão e regressão ao analfabetismo. O parlamentar também registrou avanços no ensino fundamental e a regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1961.