144 adolescentes participarão da formatura que terá presença do Ministro do TST Lélio Bentes e conta com o apoio do TRT11
A Organização O pequeno Nazareno (OPN), realizará, na próxima sexta-feira (20/12), às 14h, no auditório Ministério Público do Trabalho (MPT), solenidade de formatura de quatro turmas do Projeto Gente Grande (PGG). O evento contará com a presença do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lélio Bentes Correa.
O PGG capacita jovens para sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, através de ciclos de desenvolvimento humano de natureza pedagógica, pessoal, tecnológica e profissional. Na solenidade de formatura, 144 formandos receberão certificado, acompanhados de pais ou responsáveis. O evento conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11).
Os homenageados das quatro turmas serão: Lélio Bentes Correa, ministro do TST; Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus; Mauro Braga, juiz do trabalho do TRT da 11ª Região (TRT11); e o grupo Transire.
Sobre o PGGO Projeto surgiu em 2016, a partir dos dados estatísticos impactantes levantados pelo CASRUA (Crianças e Adolescentes em Situação de Rua), da equipe de abordagem do OPN, quando foi constatado que das 78 crianças e adolescentes abordados estavam em situação de trabalho infantil, 54 eram oriundos do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus.
O PGG tem como finalidade proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o processo de aprendizagem através de ciclos contínuos, durante o período de oito meses, com atividades diárias, envolvendo adolescentes entre 13 e 17 anos, da Colônia Antônio Aleixo, buscando prepará-los para inserção no Programa Jovem Aprendiz.
A sua execução foi possibilitada através de parceria com MPT, que financiou os primeiros dois anos e meio do Projeto Gente Grande com recursos e multas oriundas de descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta.
Criança EsperançaEm 2020 o PGG terá apoio do “Criança Esperança”, uma parceria da Unesco e da TV Globo, e serão disponibilizadas 200 vagas para a capacitação de jovens da Colônia Antonio Aleixo.
O Projeto Gente Grande foi inscrito no “Criança Esperança” em parceria com a Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, por meio do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
Combate ao trabalho infantilDesde que começou a funcionar, em 2016, o PGG já recebeu 470 alunos, e formou 320 adolescentes e jovens. Deste número, 173 já estão trabalhando como jovens aprendizes e alguns já foram contratados pelas empresas onde prestaram serviço.
O coordenador do OPN, Tommaso Lombardi, explica que o Projeto Gente Grande mudou a vida de muitas famílias do Bairro Colônia Antonio Aleixo. “A associação O Pequeno Nazareno idealizou o Projeto Gente Grande buscando impactar positivamente a vida das crianças e adolescentes em situação de rua. Elas eram vítimas da exploração do trabalho infantil e mendicância, isolamento social e total enfraquecimento ou rompimento dos vínculos familiares. Com o PGG estes jovens são capacitados para o mercado de trabalho e, com isso, passam a sonhar com uma oportunidade de trabalhar e mudar a realidade em que vivem. Há casos em que o jovem aprendiz é a única renda da família e isso é motivo de orgulho para os pais e para todos os que ajudam essa mudança acontecer”, afirma.
O que é: Formatura do Projeto Gente GrandeData: 20 de novembro de 2019Hora: 14hLocal: Auditório do Ministério Público do TrabalhoEndereço: Av. Mário Ypiranga, 2479 – Bairro: Flores
ASCOM/TRT11Texto: Martha ArrudaFoto: Diego XavierEsta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.Permitida a reprodução mediante citação da [email protected]. (92) 3621-7238/7239