Projeto leva palestras orientativas a alunos da REDE pública de ensino e visitará cinco escolas na próxima semana
A Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ) do Tribunal de justiça do Amazonas, sob a coordenação da juíza da Infância e Juventude Cível, Rebeca de Mendonça Lima, divulgou nesta quarta-feira (14) o NOVO calendário de atividades do projeto “Jornada de justiça e Cidadania”, que leva ciclos de palestras orientativas a escolas de Manaus em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de educação e com outras instituições. A programação deste ciclo terá início na segunda-feira (19), pela escola Estadual Manoel Severiano Nunes, localizada no bairro Alvorada 2, onde o tema abordado será: “Depressão/Suicídio e Conflitos Familiares”, tendo como palestrante a pedagoga Eliana Hayden, da Secretaria Municipal de educação (Semed).
Na terça-feira (20), a programação será levada à escola Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro São Jorge, onde “Depressão/Suicídio” será o tema da palestra da psicóloga da Secretaria Estadual de assistência social (SEAS), Ketlen Nascimento. Na quarta-feira (21), será a vez da escola Estadual Ruth Prestes, na Cidade Nova, com o tema “Comportamento ético, moral – aplicado à legislação vigente”, em palestra ministrada pelo policial José Rubens Olart Estivalet Junior, da polícia Civil do Amazonas.
O ciclo de palestras prossegue na quinta-feira (22), na escola Estadual João dos Santos Braga, também na Cidade Nova, com o tema “Depressão/Suicídio e Conflitos Familiares”, que será apresentado pela assistente social do Departamento de Proteção Básica da SEAS, e terá como público-alvo alunos do ensino fundamental; além do tema “Moral e Ética”, em palestra para alunos do ensino médio, proferida pela assistente social da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM, Jane Nagaoka .
“violência” será o tema da última palestra do ciclo, ministrada na sexta-feira (23), na escola Estadual Eliza Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, para alunos do ensino fundamental. As palestrantes serão a pedagoga Eliana Hayden e a Psicóloga Amanda Leira, ambas da Semed.
Parcerias
O projeto “Jornada de justiça e Cidadania”, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM, conta com o apoio de várias instituições parceiras. Em 2016, quando o projeto teve início, foram atendidas cinco escolas estaduais, no mês de setembro, com o oferecimento de 79 palestras, alcançando cerca de 2,2 mil estudantes. Já em 2017, a jornada foi realizada em dois períodos: o primeiro, de 28 de agosto a 1.º de setembro, nas escolas públicas da REDE municipal; e o segundo, de 11 a 15 de setembro, nas escolas públicas da REDE estadual de ensino. As duas ações permitiram a realização de 168 atividades, sendo contemplados cerca de 5 mil alunos.
Sandra Bezerra
Fotos: Arquivo TJAM
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.