A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) confirmou a participação no I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas, a ser realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em outubro. A Companhia está trabalhando em parceria com a Funasa para promover o investimento em saneamento básico (abastecimento de água) nos municípios do interior do estado, elaborando projetos técnicos a serem entregues às prefeituras para captação de recurso junto à Fundação.
Na tarde de ontem (07/08), o superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro, apresentou a minuta do evento, em reunião realizada na Sede do Governo, em Manaus, com a presença do diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, e de representantes de órgãos estaduais e entidades ligadas ao saneamento.
O evento, voltado aos prefeitos municipais, secretários estaduais e municipais, será formatado em painéis que abordarão a qualidade e transparência do saneamento ambiental nos municípios, a qualidade dos projetos técnicos para a captação de recursos, regulação, sustentabilidade e novos negócios. A programação também contará com a realização de minicursos para controle de perdas de água e eficiência na captação de novos recursos.
Além da Ciama, participaram da reunião o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima; o secretário de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto; o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; o representante da Associação Amazonense de Município (AAM), Radyr Gomes; e representantes da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Projetos – No último mês de junho, a Ciama entregou projetos técnicos de abastecimento de água para 10 prefeituras do interior. Agora, a Companhia está trabalhando na elaboração de novos projetos e/ou atualizando documentos, que contemplarão mais 14 municípios. Após a conclusão destes projetos, até o final de dezembro de 2019 para 2020, mais 17 municípios serão atendidos pela Ciama. Todos os projetos serão submetidos à apreciação da Funasa para o financiamento.