Servidores e colaboradores participaram nesta quinta-feira (26) de uma atividade social promovida pela Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No evento, que segue até a sexta-feira (27), no horário de 8h as 15h, são oferecidos mais de 30 serviços, como 1ª e 2ª via do Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento.
A diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, informou que a ação foi pensada a partir das demandas apresentadas pelos servidores e que dentre os serviços oferecidos estão emissão de documentos, como RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho e cartão preferencial de estacionamento.
Também estão sendo ofertados serviços como o cadastro da pessoa com deficiência e banco de empregabilidade; orientações e registros de reclamações de consumidores; aferição de glicemia, pressão arterial; orientação de nutricionistas e outros serviços de estética e beleza.
“Nossa meta é de atender de 1500 a 2000 pessoas, entre servidores, seus dependentes e comunidade em geral”, informou a diretora, antecipando que, se necessário, a intenção é promover outra ação social semelhante em dois meses. “Aqui é a Casa do povo do Amazonas, e nossa intenção de facilitar o acesso de todos à esses serviços”, concluiu.
A ação acontece por meio de parceria com diversos órgãos, como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria do Trabalho (Setrab), ManausTrans, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outros.
O secretário Executivo da Sejusc, Iramylson Freitas, que participou da abertura da ação social, explicou que a expectativa do órgão é atender nestes dois dias cerca de 500 pessoas. “Em todas ações de cidadania que a Sejusc participa o serviço de emissão de certidão de nascimento ou RG é dos mais procurados, e por isso estamos com uma grande equipe e prontos para atender a população”, afirmou.
Inclusão Social
Noah Caetano, servidor comissionado, é um homem transgênero e declarou estar muito feliz em poder tirar toda sua documentação com seu nome social. Fotógrafo lotado no gabinete do deputado Fausto Jr, o servidor disse que é o único do seu setor que não possui o crachá de identidade funcional em razão de não possuir a carteira de identidade com nome do gênero que se identifica.
“Por isso hoje estou muito feliz, porque essa ação social está acontecendo e me permitindo tirar a minha nova documentação, como RG e carteira de trabalho”, declarou.
Esse atendimento demonstra o apoio e respeito da Assembleia Legislativa com toda sociedade. A Casa entende que o nome é a primeira identidade de uma pessoa e que regularizar essa situação é garantir a inclusão social de todos. “Parece tão simples ter um documento com seu nome, mas para mim é um sonho, tem um significado enorme”, finalizou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Fotos: Rubilar Santos