11:15 – 13/11/2019
Troca de produtos e pesquisa de preços são alguns dos pontos que necessitam de atenção
A Black Friday está chegando, e, com ela, as expectativas dos consumidores aumentam em relação aos preços que serão oferecidos nos comércios. Pensando nisso, o Programa de Orientação e Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) intensificará as fiscalizações no período que antecede a data – neste ano, a Black Friday será no dia 29 de novembro.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destaca algumas recomendações do órgão para os consumidores em relação a esse período de descontos avantajados. Entre elas, fazer uma pesquisa constante de preços, e comparar as ofertas da Black Friday com o preço praticado no restante do ano.
“É importante que o consumidor saiba que produto quer comprar e quanto ele está custando para que, quando chegar a Black Friday, ele tenha certeza que o desconto está sendo aplicado. Todo ano se escuta que os preços são aumentados para que os descontos fiquem no valor anterior. Orientamos que o consumidor guarde os encartes publicitários e tire fotos do valor do produto”, afirma.
Pesquisar os sites antes de fazer a compra online também é fundamental. “Verifique a confiabilidade do site, se ele é seguro ou tem histórico de fraudes”, acrescenta.
Outro ponto que preocupa os consumidores é a troca de produtos. Em caso de itens que apresentarem vício, a troca é obrigatória e prevista no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Isso também ocorre em compras feitas fora do estabelecimento comercial (on-line ou telemarketing). Em casos de produtos adquiridos dentro do estabelecimento, a troca é efetuada mediante a política de cada local.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas