As duas Varas receberam a atividade-piloto da programação de capacitações que será desenvolvida nas unidades judiciais do 1.º e do 2.º Grau pelo projeto.
Servidores e magistrados das 5.ª e da 8.ª Varas de Família que funcionam no Fórum Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcelos participaram na última semana de uma capacitação presencial do “Projeto Manaós”, por meio do qual o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pretende aprimorar a prestação jurisdicional com a potencialização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). A atividade foi conduzida por um grupo de quatro consultores da Softplan e teve o apoio das diretoras Evelyn Rebelo dos Santos e Georgia Costa de Paula Mendes, das duas unidades judiciais, que serão as varas-piloto de implantação do projeto.
O coordenador de Fiscalização e Autoria de Sistemas do TJAM, Eduardo Pinheiro, explicou que a atividade foi uma espécie de ensaio geral, testando as metodologias e a dinâmica das capacitações presenciais que serão realizadas em todas as Varas, bem como o conteúdo envolvido no “Projeto Manaós”.
“Foi apresentada para os servidores parte das ações do projeto, relacionada às novas configurações do SAJ, o que permitirá maior qualificação do trabalho de serventuários e magistrados. Grande parte das atividades manuais será automatizada por meio da nova configuração dos fluxos de trabalho e diversos novos recursos do SAJ serão habilitados para os usuários do TJAM. Além disso, foi realizada uma reciclagem das funcionalidades mais impactantes do SAJ, garantindo uma disseminação e replicação destas em larga escala, para os usuários de todas as unidades judiciais”, explicou Pinheiro.
O treinamento foi ministrado pela analista de negócios, Priscila Vieira, e pelo analista de sistemas, Gustavo de Oliveira, ambos representantes da empresa Softplan.
De acordo com a diretora da 5.ª Vara de Família, Evelyn Rebelo, os conteúdos das capacitações foram bastante proveitosos e “vão facilitar muito o trabalho e o dia a dia das unidades judiciais”.
A analista Manoela Ribeiro, da Softplan, destacou o alto nível de engajamento dos servidores das duas unidades-piloto. “Essa é uma atitude que facilita a absorção e aplicação de novos conhecimentos”, enfatizou.
O “Manaós” é um amplo projeto de consultoria que envolve a execução de mais de 50 ações e mobilizará todo o corpo técnico-jurídico das unidades judiciais de primeira e segunda instâncias de Manaus e Iranduba. As capacitações presenciais de três dias nas unidades judiciais de primeira instância e dois dias nas de segunda instância iniciam-se em 28 de outubro e ocorrerão até meados em maio de 2020.
Antes disso, de 1.º a 10 de outubro (para o primeiro grau) e de 11 a 13 de novembro (para o segundo grau) parte dos servidores e de todos os magistrados participarão de workshops onde o projeto, seus objetivos e dinâmica serão apresentados de forma detalhada. A ideia é, além de apresentar, discutir e avaliar juntos as ações que mais geram impacto na rotina de trabalho e que podem alavancar os resultados e produtividade das unidades.
Texto e fotos: Deborah Azevedo
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.