Público atendido pelo instituto Desafio Jovem recebe ações de saúde
Nesta quinta-feira, 30/5, uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Theodomiro Garrido, do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Prefeitura de Manaus, realizou uma ação de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na sede do instituto Desafio Jovem, em Petrópolis, zona Sul. O local oferece abrigo a pessoas em situação de vulnerabilidade, muitas delas moradoras de rua e dependentes químicos, as quais, devido a essas condições, estão frequentemente expostas à contaminação por várias doenças.
De acordo com a enfermeira Rayssa Santos, gestora da UBS, a ação desta quinta-feira não se limitou somente à identificação e prevenção de doenças nos abrigados do instituto. “Estamos fazendo a testagem também nos funcionários, que lidam diariamente com pessoas em situação de risco, e estão, por isso mesmo, expostos a esses riscos”, explicou. Ao todo, 47 pessoas, entre abrigados e servidores do Desafio Jovem, fizeram os testes. A equipe da UBS também realizou orientações preventivas e educativas sobre ISTs para os participantes.
“Estamos impactados pela disposição da equipe da UBS Theodomiro”, afirmou a diretora-executiva do Desafio Jovem Manaus, Josane Pirangy. “É uma ajuda muito importante para o nosso trabalho, que busca recuperar a saúde e a dignidade dessas pessoas. E ter essa equipe aqui, viabilizando esses exames, buscando identificar doenças nos nossos abrigados e no nosso pessoal, só facilita e contribui para esses esforços”, observou.
Cláudio Augusto, 24 anos, monitor do Desafio Jovem, foi um dos beneficiados pela ação. “Soube que iriam fazer a testagem hoje e aproveitei para saber como está minha saúde. Essas iniciativas que englobam a equipe são sempre muito bem-vindas”, pontuou.
O vendedor Rheykhan Rytharlon, 26, também procurou os testes. “Desde que eu busquei o apoio do Desafio Jovem, minha vida vem melhorando muito. Consegui encontrar um equilíbrio e uma paz interior que eu não tinha há bastante tempo. E venho aproveitando essa oportunidade para cuidar da minha saúde, do meu corpo, então estou buscando todas as formas de ajuda que esse lugar me oferece”, explicou.
É o caso, também, de Gledson Nascimento, autônomo de 25 anos. “Estou aqui há um mês e sete dias, e o acolhimento tem sido superior a tudo o que eu esperava. Fui muito bem recebido pelas pessoas aqui, e elas têm cuidado de mim em tudo o que eu preciso, inclusive da minha saúde. Com a equipe da Semsa dando essa ajuda hoje, resolvi ver como estou, saber se posso estar com alguma doença, porque quero, eu mesmo, cuidar melhor da minha saúde agora”, afirmou.
Para a enfermeira Rayssa, a oportunidade de melhorar a vida das pessoas atendidas pelo trabalho da UBS faz o trabalho valer a pena. “É muito gratificante, recompensador. É esse sentimento de gratidão, de ter podido contribuir de alguma forma para a vida dessas pessoas, que tem feito esse trabalho valer a pena desde o começo”, revelou.
— — —
Foto – Divulgação / Semsa
Notícias relacionadas