Em um novo formato da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Mirtes Salles (PR), resolve sair do discurso e partir para a ação. A parlamentar tem sido enfática em projetos que visam dar mais independência financeira para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Durante o pequeno expediente de quarta-feira (29/5), Mirtes Salles usou a tribuna da Casa para convidar membros da Comissão da Mulher e vereadores presentes a participarem da primeira audiência pública proposta pela líder do PR na Casa, a ser realizada amanhã (30/5) quinta-feira, às 9h, no auditório Zany dos Reis, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Na audiência pública será apresentado o “Mulher Empreendedora: Independência e Autonomia”, projeto de autoria da vereadora Mirtes Salles, que visa estimular o empreendedorismo feminino, oferecendo capacitação, consultoria técnica e financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), com recursos do Fundo de Fomento às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas – FMPES. Para estimular a cultura do empreendedorismo por meio de treinamentos e capacitações profissionais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae-AM) também irá participar do encontro.
“Nós sabemos o quanto é difícil – muitas mulheres acabam voltando para os seus lares após sofrer agressão pelo companheiro, por que essas mulheres não têm uma fonte de renda, precisamos qualificar essas mulheres, oferecer uma fonte de renda, para que elas possam ter finalmente uma independência”.
A vereadora explicou que a audiência pública vai servir para selecionar mulheres como, as profissionais do sexo, mães de pessoas com deficiência, idosas, vítimas de violência doméstica, a fim de que participem do projeto “Mulher empreendedora”. Nós não podemos falar em empreendedorismo se nós não qualificarmos essas mulheres, se não ensinarmos o que é capital de giro, até porque elas deverão pagar essa linha de microcrédito para que outras mulheres também tenham acesso ao financiamento também.
São esperadas cerca de 200 mulheres na audiência pública. O “Mulher Empreendedora” possui linha de microcrédito vai de 500 reais a 5 mil.
Créditos:
Texto: Rick Olliver (Assessoria de Imprensa da vereadora Mirtes Salles)
Foto: Robervaldo Rocha (Dircom/CMM)