Idosos da Fundação Doutor Thomas se emocionam com espetáculo ‘Mulheres da Ópera’
Uma manhã de encanto lírico deixou os idosos da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas emocionados, nesta quarta-feira, 29/5, após a apresentação do 22° Festival Amazonas de Ópera com o espetáculo “Mulheres da Ópera”. O evento aconteceu nas dependências da FDT, no bairro Nossa Senhora das Graças, com duração de 45 minutos.
O espetáculo foi realizado pela Prefeitura de Manaus, numa parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e trouxe no elenco seis cantoras dos Corpos Artísticos do Estado, interpretando mulheres emblemáticas de importantes obras do mundo operístico, visando destacar a presença feminina no universo da ópera, além de propor uma análise sobre como as mulheres são representadas.
Segundo o diretor cênico do espetáculo, Francis Madson, 34, o espetáculo pretende fazer a inclusão dos lugares com públicos que não teriam acesso a essas produções. “A apresentação para os idosos cumpre a função da arte como objeto revolucionário, ao permitir o acesso de um público que, normalmente, não a receberia. A iniciativa visa sensibilizar plateias, divulgar o evento e permitir o acesso a um tipo de arte que só atingiria quem vai ao Teatro Amazonas”, frisou o diretor, acrescentando ainda o prazer para ele e para as cantoras em realizar a apresentação na instituição.
Para a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, esses eventos melhoram a autoestima dos idosos e os deixam mais felizes. “É com imensa alegria que recebemos o espetáculo ‘Mulheres da Òpera’. Proporcionar momentos de descontração aos idosos é muito importante, pois os mantém felizes e ativos. Quero agradecer a todos os envolvidos pela realização desta linda apresentação, que além de mostrar a importância de mulheres fortes, deixou lembranças únicas e sorrisos de gratidão”, destacou, acrescentando que a música é de extrema importância para a terceira idade porque resgata memórias, sendo um tratamento complementar de doenças e eficaz na manutenção das funções cognitivas, autoestima e sociabilização.
Elenco
O espetáculo tem elenco formado pelas sopranos Carol Martins, Elane Monteiro, Mirian Abad e Raquel de Queiroz e pelas mezzo-sopranos Kelly Fernandes e Yana Stravaganzzi, que contam com o acompanhamento do pianista Pedro Panilha. A concepção, o roteiro e a direção cênica são de Francis Madson e a direção musical do maestro Marcelo de Jesus.
Texto – Thamiles Moutinho / FDT
Fotos – Nathalie Brasil / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmDS7pUt
Notícias relacionadas