Nesta quarta-feira (3), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 199/2017 de autoria do deputado Dr. Gomes (PSC), que dispõe da obrigatoriedade da realização de sessão de cinema adaptada às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, obrigando as salas de cinema a reservar no mínimo uma sessão mensal às crianças portadoras de autismo.
Com a aprovação do Projeto, os cinemas do estado do Amazonas terão o prazo de 90 dias para iniciarem as sessões, onde as salas terão a iluminação e som devidamente adaptadas as necessidades das crianças e deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista afixado na entrada da sala de cinema.
Grande parte das crianças com espectro autista são hiperativas e tem sensibilidade auditiva e visual, além da dificuldade de concentração, tornando uma sessão convencional de cinema uma tarefa exaustiva e complicada.
A finalidade do Projeto, é garantir às nossas crianças a oportunidade de desfrutarem do cinema através de sessões adaptadas a sua especificidade, assegurando assim a inclusão social dos portadores de autismo e melhorando a qualidade de vida de suas famílias.
Gabinete do Deputado Dr. Gomes (PRP)
Texto: Assessoria do Deputado
Simone Amorim (92) 8100-4565