Maratona Hackathon tem equipe vencedora com solução para área da saúde
Chegou ao fim na noite deste domingo, 19/5, a primeira Maratona Hackathon realizada pela Prefeitura de Manaus. A competição, que durou 40 horas, tinha como objetivo buscar soluções tecnológicas para desafios nas áreas da saúde e mobilidade urbana. O grupo campeão “i9” obteve a melhor votação técnica e popular ao apresentar o projeto “Auxil.ia”.
O projeto vencedor, além de oferecer melhorias ao sistema que abastece as farmácias gratuitas do município, ainda sugere que seja oferecida ao cidadão a função de um comando de voz ou texto que indica, por meio de um mapa, em tempo real, em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) o medicamento desejado está disponível.
A representante da “i9”, Ana Fernanda Schultz, ficou surpresa com a vitória ao fim da competição. “Nós refizemos nosso projeto desde o início, queríamos algo mais inovador. Ao apresentar a solução para a banca, nos preocupamos em mostrar as melhorias que a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) teria com a nossa ajuda. Quando nos anunciaram como vencedores, não acreditamos. Trabalhamos muito em nosso projeto, mas ainda assim nos surpreendemos com o resultado”, contou.
O Hackathon integrou as ações do programa “Manaus Mais Empreendedora”, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq) e executado pela Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
A competição, que contou, além dos participantes de Manaus, do Acre, Pará, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo, recebeu 212 inscrições de desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores e especialistas. Deste total, apenas 50 foram selecionados e formaram nove equipes com cinco integrantes. Alguns candidatos desistiram da disputa.
Para o secretário da Semtepi, Marco Pessoa, o evento é um marco para o município por ser o primeiro evento de inovação. “A Prefeitura teve a ideia de trazer estes profissionais para pensar em melhorias para a cidade, como nos orientou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Os concorrentes puderam conhecer as necessidades dentro das áreas propostas e pensar em uma solução para os desafios apresentados”, disse Marco.
A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, participou do evento e frisou a importância de iniciativas como esta. “É uma satisfação sabermos que, por meio da tecnologia, temos a oportunidade de passar por cima desses desafios. É um momento extremamente importante, pois trocamos experiências sobre o serviço público”, afirmou.
O diretor de Tecnologia da Informação da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Mário Torres, foi um dos mentores do evento e auxiliou as equipes que buscavam solução para a área da saúde. “Nós, mentores, orientamos e tiramos dúvidas dos participantes. Tivemos profissionais muito talentosos participando do evento e fizemos o possível para que eles seguissem o caminho correto. O poder público e a sociedade só têm a ganhar com essa parceria”, afirmou.
— — —
Texto – Wesley Paiva /Semtepi
Fotos – Nathalie Brasil/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/p/2eyAPA8
Notícias relacionadas