Em discurso no plenário Adriano Jorge, durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta quarta-feira (15/5), o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) falou sobre a importância da campanha “Maio Laranja” que tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
O parlamentar apresentou dados do Ministério da Saúde (MS), revelando que entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes. No mesmo período foram notificados 184.524 casos, sendo 58.037 (31,5%) contra crianças e 83.068 (45%) contra adolescentes.
“Infelizmente, no Amazonas, nos últimos anos, os casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram aproximadamente 18%, se falarmos de casos registrados como denúncias, fora os que ficam escondidos ou subnotificados, pois muitas vítimas, que sofrem abuso ou violência, não querem se expor e preferem manter o anonimato”, justificou Dr. Ewerton.
Ainda segundo o MS, a maioria das ocorrências, tanto com crianças quanto com adolescentes, ocorreu dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares. O estudo também mostra que a maioria das violências é praticada mais de uma vez.
“Mudar este cenário exige esforço de governos e sociedade civil. A informação é crucial para prevenir e identificar os casos, como a educação sexual nas escolas, com apoio técnico de psicólogos, além de investimento do Estado em uma ampla rede de vigilância para coibir novos casos e apoiar novas vítimas”, defendeu o parlamentar.
Dr. Ewerton lembrou que a maioria dos casos ocorre dentro do próprio lar das vitimas, e ressaltou a importância de se identificar os sinais de abuso sexual, como por exemplo, mudança de comportamento, proximidades excessivas de parentes, silêncio predominante, mudança de hábitos súbitas, traumatismo físicos, queda na freqüência ou desempenho escolar.
“Por isso, há tempo venho defendo, na tribuna desta augusta casa, a importância da presença do psicólogo nas escolas públicas e unidades de saúde, pois o psicólogo possui a sensibilidade e olhar técnico, capaz de enxergar e identificar estes sinais, que podem passar despercebidos em casa ou na escola” justificou o parlamentar.
Créditos:
Texto – Assessoria do vereador
Fotos – Aguilar Abecassis – Dircom/CMM