Um projeto que cria o Dia da Conscientização e Combate à Depressão Pós Parto começou a tramitar na semana passada na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto, de autoria do vereador Hiram Nicolau (PSD), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) e seguiu para as comissões temáticas.
Um estudo publicado no Maternal and Child Health Journal, aponta que apenas uma em cada cinco mulheres vai atrás de ajuda enquanto sofre de desordens de humor típicas da depressão pós-parto, como ansiedade e estresse.
Psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, analisaram uma amostra de 211 mulheres que tinham dado à luz há, no máximo, três anos. Os pesquisadores notaram que 51% das voluntárias preencheram os critérios para o quadro de desordens de humor ligadas ao pós-parto.
“É preciso tirar a ideia de que a mãe tem de estar sempre feliz. Quem está ao redor precisa entender que ela não está feliz porque está deprimida, e não por outras razões”, diz o psiquiatra Luiz Scocca, no site da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Créditos
Texto: Liege Albuquerque – Dircom/CMM – 3303-2888
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM