Durante o pequeno expediente desta segunda-feira (6) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Fred Mota (PR), 2° vice-presidente da Casa, elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde em abrir novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Universitário Francisca Mendes, gerido em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
De acordo com o parlamentar, o governador Wilson Lima (PSC) e o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, visitaram o HUFM no feriado do dia 1° de maio, para ver a capacidade do hospital. Uma das primeiras medidas tomadas pelo governador foi a abertura de uma nova sala de cirurgia e a criação de oito novos leitos de UTI pós-cirúrgicos.
Fred Mota lembrou que intermediou, no dia 15 de abril, uma reunião do secretário de Saúde com uma comitiva de cirurgiões do HUFM, liderada pelo médico Mariano Terrazas, um dos diretores da unidade de saúde. “Naquele dia, tivemos uma conversa de mais de quatro horas sobre a necessidade da abertura dos leitos de UTI, e o secretário Rodrigo se comprometeu a analisar a questão com carinho”, ressalta.
O vereador ainda afirma que se sentiu feliz com a iniciativa do governo, que considera de extrema relevância para a saúde do Estado. “Numa conversa com o dr. Mariano, ele me disse que não foram poucas as vezes em que ligaram para as famílias de pacientes que as famílias os preparassem para a cirurgia, e a família respondeu que o paciente já tinha morrido. Considero que fiz a minha parte, como aquele passarinho que colhe a água do lago no bico para poder ajudar a apagar o incêndio. Sei que foi pouca coisa, mas ainda assim, me sinto feliz com esta iniciativa do governo”, salientou.
Defesa da família
Durante a ordem-do-dia desta segunda-feira, Fred Mota também se posicionou favorável ao projeto de lei 317/2017, que proíbe o ingresso em exposição de obras de arte e espetáculos que disponham de conteúdo impróprio para crianças e adolescentes no âmbito do Município de Manaus e dá outras providências, de autoria do vereador Marcel Alexandre (PHS).
Mota conclamou novamente as famílias para que voltem a ter o respeito que tinham anteriormente entre si, começando do respeito dos filhos pelos pais e vice-versa. “Perdeu-se a base da família, e somos a favor de que a família continue sendo a base. Fraternidade, respeito e amor se aprendem na base, e se tivermos essa base alicerçada na rocha, com o ensinamento que nossos avós passaram para nós, teremos uma geração de pessoas saudáveis e felizes”, completou.
Créditos:
Texto: Lucas Vítor Sena – Assessoria do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM