O escritor e professor Tenório Telles foi homenageado na manhã de sexta-feira (3/5) com a medalha Rodolpho Valle, destinada a condecorar notáveis nas áreas de cultura, educação e ciências jurídicas pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A homenagem foi autoria do vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), que estava presente à outorga da medalha com o vereador Wallace Oliveira (PODE).
Na mesa em homenagem a Tenório Telles estavam o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz; o escritor e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcio Gonçalves Bentes de Souza; o subdefensor público geral do estado, Antônio Cavalcante de Albuquerque Junior; representando a Ala 8, o Segundo Tenente Aviador Luiz Antônio de Araújo Júnior; representando a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Saturnino Valladares; representando a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ana Maria Castelo Morais; representando o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Sesi), Viviane Cecília Remédios Barroso; a Coordenadora Editoral da Editora Valer, Neiza Teixeira e representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o juiz Luis Cláudio Chaves.
Para o vereador Professor Gedeão a homenagem foi a Tenório, mas foi o poeta quem homenageou à mesa e à plateia. “Sua sensibilidade em suas palavras nos brindam e dão certeza da justa homenagem. Tenório é um homem de capacidade imensa, com quem tive a honra de trabalhar quando secretário de Educação. Ele é um patrimônio e uma referência de valor, responsabilidade e moral na educação”.
Ex-colega de Tenório Telles na faculdade de Direito, o juiz Luis Cláudio Chaves relembrou um fato que aconteceu durante uma palestra sobre direitos na infância e adolescência, em 1994. “Falávamos de casos jurídicos pesados na área e Tenório, sentado na última cadeira, pediu para falar. Quebrou o clima com um poema belíssimo que nunca esqueci, por nos trazer poesia naquelas crueldades relatadas, era o ‘Balada sobre a Infância Perdida”.
Tenório Telles recitou poemas seus, de Carlos Drummond de Andrade, Luis Bacellar, Thiago de Mello e Constantino Kabvafis. “Para quem nasceu na beira de um paraná em Anori, eu que era uma criança que tinha medo de gente e cheguei a realizar meu sonho de ser professor, só tenho a me encher de gratidão por essa homenagem”, destacou Tenório. “E como ninguém vence sozinho, quero agradecer ao vereador Professor Gedeão pela iniciativa, a meus alunos, a meus professores e escritores que estão aqui. E sugerir homenagens e estátuas a estes colegas presentes, escritores Marcio Souza e Dori Carvalho e o editor Isaac Maciel”.
Biografia
O escritor Tenório Telles nasceu em Anori, às margens do rio Purus no dia 2 de setembro de 1963. É professor, poeta, ensaísta, dramaturgo e crítico literário brasileiro. Formado em Letras e Direito, é mestre em crítica literária pela PUC de São Paulo, leciona literatura brasileira e é coordenador editorial da Editora Valer.
Texto: Liege Albuquerque – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM