Depois de reunir 150 pessoas em Itacoatiara há 15 no programa Rodas de Cidadania, a Ouvidoria Geral do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) esteve, na semana passada, em Manacapuru, com o mesmo programa, onde reuniu na “Terras das Cirandas” 10 pessoas em audiência pública realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Temas como transparência, acesso à informação, recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a merenda escolar foram debatidos durante o evento, que contou a participação do conselheiro-ouvidor do TCE, Érico Desterro. Amanhã (4), a equipe da Ouvidoria leva o programa para Presidente Figueiredo.
Originado do Programa de Formação de Agente de Controle Social (Profac), também criado pelo conselheiro Érico, o Roda de Cidadania promove o encontro entre o poder público e a sociedade civil. O público alvo é a sociedade civil organizada, representada por associações, lideranças comunitárias, estudantes, conselhos municipais, entre outros.
Aos participantes, além de agradecer pela presença, o conselheiro Érico Desterro falou sobre a experiência em participar do Rodas de Cidadania e ouvir, de perto, as demandas vindas da sociedade. “Poder perceber uma ouvidoria ativa, aquela ouvidoria que não espera ser provocada, mas que busca ir aos lugares e às pessoas que não têm acesso à internet, não tem acesso à informação, é um dever do poder público e uma grande satisfação. Conscientizá-las e dizer que o TCE está disposto a ouvir e buscar soluções resolutivas junto ao Poder Público”, destacou o conselheiro.
Mediador da Audiência Pública, o diretor da Ouvidoria, Harleson Arueira, agradeceu pela participação do Ouvidor-geral e destacou que ele estava no local para ouvir as demandas dos cidadãos de Manacapuru.
Próxima cidade — Presidente Figueiredo será o próximo município a receber o evento, que será realizado no dia 4 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), às 9h.
Ouvidoria do TCE vai ao TRT
Com trabalho reconhecido em todos os órgãos do Estado, a Ouvidoria Geral do TCE participou na última segunda-feira (1º) do lançamento do Projeto Ouvidoria Viva, do Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região, em Manaus. O conselheiro-ouvidor do TCE, Érico Desterro, na ocasião, falou no evento sobre a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido na Rede de Ouvidorias do Amazonas e assinou o termo de adesão do TRT à mesma rede.
O projeto Ouvidoria Viva foi criado pela desembargadora do Trabalho, Ruth Sampaio, para aprimorar os serviços da Ouvidoria Geral do TRT.
Controladoria Fazendária
Nesta quarta-feira (3/07), às 9h30, o conselheiro Érico Desterro participa do 1º seminário sobre Ética da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no auditório do órgão.
No evento, onde será instituída a Comissão Setorial de Ética da Sefaz, o conselheiro-ouvidor vai palestrar sobre o “Controle Interno: Papel Social no Exercício da Cidadania Plena”.