Shopping Phelippe Daou recebe ações de educação alimentar
Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a Prefeitura de Manaus promove uma atividade especial de educação alimentar. A ação será gratuita e terá palestra com nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre alimentação saudável e seus benefícios e acontecerá nesta quinta-feira, 4/4, a partir das 9h, no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
“Vai ser uma aula dinâmica, lúdica, com muita interação com o público e muita leveza, humor. Nosso objetivo é trabalhar junto às pessoas a necessidade de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas, por todas as vantagens que isso traz ao corpo: a redução da incidência de sobrepeso e obesidade, e todas as condições associadas a elas: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, até o câncer”, explica a coordenadora de ações de Nutrição da Semsa, Tânia Carvalho.
A técnica de Nutrição do Distrito de Saúde Oeste, Vera Santiago, disse que o objetivo da ação é ajudar as pessoas a escolherem melhor seus alimentos e proporcionar mais qualidade de vida. “Temos uma riqueza enorme de frutas, verduras e legumes, e precisamos urgentemente incluir esses elementos na rotina alimentar da população, enfatizar o aproveitamento de alimentos in natura e integrais, para termos uma alimentação mais orgânica, saudável e variada”, reforça.
A iniciativa é parte dos esforços da “Alimentação Cardioprotetora Brasileira”, também chamada de “Dica Br”, uma campanha do Ministério da Saúde para melhorar a alimentação básica dos brasileiros. Utilizando as cores da nossa bandeira, o MS dividiu os alimentos típicos empregados na rotina dos brasileiros em três grupos: o verde, que inclui os alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes, que devem ser priorizados; o amarelo, que engloba os que contêm calorias, gordura e sal em maior quantidade que os do grupo verde, e que devem ser consumidos com moderação; e o azul, que inclui os que são fontes de gordura saturada, sal e colesterol, e que devem ser consumidos em proporções ainda menores.
Além desses, há o grupo vermelho, que contém os alimentos que devem ser evitados a todo custo, devido ao alto índice de aditivos químicos prejudiciais para conservação e processamento, como o macarrão instantâneo, os biscoitos recheados, os embutidos, os sucos industrializados, as refeições congeladas e outros.
A Semsa é parceira do MS na difusão de uma melhor cultura da alimentação para os cidadãos de Manaus.
Texto: Renildo Rodrigues/Semsa
Notícias relacionadas