As entidades de apoio às famílias que tem filhos com transtorno do espectro autista foram homenageadas na tarde desta terça-feira (2/4) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em Sessão Especial de propositura dos vereadores Bessa (SD) e Dante (PSDB).
Três instituições receberam da Câmara placas de reconhecimento pelos serviços prestados e a dedicação com este público. Foram homenageados o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR), o Instituto Autismo do Amazonas e a Associação de Amigos do Autismo no Amazonas – Anjo Azul.
Antes de começar a entrega das placas, o vereador Dante, que presidiu a sessão, enfatizou que as três entidades foram escolhidas para representar todas as que prestam esse tipo de ajuda às famílias. “Escolhemos apenas três, mas queríamos poder conceder a placa para todas as instituições que realizam um excelente trabalho na cidade de Manaus, fazendo uma grande corrente do bem e mostrando que devemos cuidar uns dos outros”.
Da tribuna, Bessa também falou sobre a importância desse trabalho em Manaus e que esta é uma data que deve ser lembrada todos os dias do ano. “A falta de conhecimento e vivência faz com que todas essas pessoas passem despercebidas, principalmente os familiares que lutam 365 dias por ano com seus filhos, dando amor, atenção e carinho”, disse o parlamentar.
O vereador André Luiz também participou da homenagem entregando uma das placas a uma instituição. Emocionado ele falou do sentimento de poder participar deste momento. “É com muita alegria que entrego essa placa, há um ano eu não tinha conhecimento mais aprofundado desse transtorno, e em um evento da Prefeitura em 2018 pude conhecer pessoas que lutam para dar uma vida digna a quem tem autismo”, falou André Luiz.
A representante do Fundo Manaus Solidária, Francisca de Araújo falou do carinho da primeira-dama e presidente da instituição, Elisabeth Valeiko, com os portadores de autismo e sobre a necessidade de ampliar o assunto. “Por trás de uma pessoa com a síndrome do espectro autista tem uma família, e é preciso que essa família converse com as pessoas em volta sobre o tema para que todos saibam do cuidado que devemos ter com um autista. Vamos fazer essa voz ressoar e fazer com que eles sejam conhecidos”, enfatizou.
Também participaram da sessão os vereadores Elias Emanuel (PSDB) e Marcel Alexandre (PHS), além de diversas autoridades como a Subsecretária Municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres, Socorro Sampaio; a Defensora Pública Flávia Lopes; o secretário geral do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dibson Flores e a presidente do Projeto Borboletas Azuis, Fabiane Nascimento.
Sessão Plenária
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo também foi bastante debatido durante o grande expediente da CMM, na manhã desta terça-feira, quando a maioria dos vereadores usou a tribuna do Parlamento Municipal para falar sobre o tema.
A vereadora professora Jacqueline (PHS), parabenizou o trabalho desenvolvido pela prefeitura por meio da escola especial que atende autistas. “Parabenizo a prefeitura pelo trabalho de inclusão destas pessoas. Precisamos ampliar esse atendimento. Existem muitas crianças que precisam de uma atenção especial em muitas zonas da cidade e é preciso que tenhamos locais e profissionais capacitados para atender essa demanda”.
Para Elias Emanuel é preciso que se tenha um diagnóstico mais precoce do transtorno para que se tenha um aprimoramento da acessibilidade dessas crianças às escolas. “Tenho conversado com muitos professores de creches e do Ensino Fundamental e é difícil convencê-los a manter estes alunos em sala de aula, porque é um desafio, por isso é necessário diagnosticar o mais rápido possível se uma criança é autista, para que então possamos trabalhar com os professores para que eles saibam lidar com esse tipo de situação”, disse.
Por sua vez, Gilmar Nascimento (PDT), pediu apoio aos parlamentares na aprovação de um Projeto de Lei de sua autoria, que prevê atendimento dentário a crianças que sofrem do transtorno de espectro autista. O PL já está tramitando na Câmara Municipal de Manaus e deve estar na pauta desta quarta-feira (3/2).
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM