Em sessão especial da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quinta-feira (28/3), o quiropraxista Juliano Fabiano da Silva foi agraciado com a Medalha de Ouro Zany dos Reis pelos bons serviços prestados à cidade na área de assistência social. A proposição da honraria foi do vereador Fred Mota (PR), e foi autorizada pelo Decreto Legislativo 440/2018.
Na ocasião, o vereador parabenizou o quiropraxista pela honraria, lembrando que a Medalha Zany dos Reis é, de fato, é uma honraria que precisa ser meritocrática. Mota ainda destacou que o terapeuta escolheu a quiropraxia como vocação, dedicando-se dia e noite ao seu serviço.
“O doutor Juliano chegou a Manaus há 12 anos, chegando para substituir um grande amigo que muito nos ensinou. Essa é uma homenagem do povo amazonense a esse terapeuta que não atendeu somente durante a semana, mas também aos fins de semana, nas comunidades carentes não só de Manaus, mas também no interior do Amazonas. E ele atendeu cada paciente, do primeiro ao último que chegava à sua maca, com um grande sorriso”.
Fred Mota ainda salientou que, mesmo com a sua profissão, Juliano Silva nunca se interessou pelo lucro. “Mais do que ganhar dinheiro, seu principal objetivo sempre foi salvar vidas, trabalhando com a terapia educativa, ensinando o paciente a ter uma postura correta. É por conta disso que ele merece todos os nossos aplausos e homenagens”, completou.
Gratidão
O homenageado agradeceu a concessão da Medalha Zany dos Reis, e destacou que seu espírito de serviço vem desde o berço. Ele lembrou das atitudes do pai, que mesmo não tendo diplomas, era um homem sábio e que se dedicou a ajudar ao próximo.
“É desde a infância, na minha casa, que vem a vontade de ajudar. E foi assim que eu decidi também ser quiropraxista. Esta medalha não é minha, mas sim dos meus amigos e pacientes, que estiveram ao meu lado durante a caminhada. É um trabalho de formiguinha, que foi apoiado por muita gente. Meu muito obrigado a cada um de vocês.”
Biografia
Nascido no Rio Grande do Sul, o terapeuta é graduado em Quiropraxia (2006) pela Universidade Feevale. Residente em Manaus há, pelo menos, 12 anos, Juliano Silva é o atual diretor da clínica Amazonas Chiropractic Center, localizada no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul da capital. O quiropraxista também é membro da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), atuando como secretário regional Norte e Nordeste da associação.
Como diretor da Amazonas Chiropractic Center, Juliano Silva coordenou atendimentos gratuitos de quiropraxia à população entre 2007 e 2015, pelo programa Clinic Abroad, uma parceria entre a clínica, a Igreja Tabernáculo Batista e o Palmer College of Chiropractic, dos Estados Unidos. Além dos atendimentos do Clinic Abroad, o terapeuta ainda coordenou atendimentos gratuitos em diversas comunidades da capital, atendendo, em média, cerca de 100 pessoas a cada ação social.
A Medalha de Ouro Zany dos Reis é concedida a todos os cidadãos, nascidos ou não em Manaus, que tenham prestado serviços relevantes à comunidade por mais de 10 anos na área de assistência social, conforme os artigos 173 e 174 do Regimento Interno da CMM.