No intuito de resgatar a cultura da etnia Baré, a vereadora Professora Jacqueline (PHS) está promovendo uma feira de artesanato indígena, das 8h às 14h, no hall da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no bairro Santo Antonio, zona Oeste. A exposição, teve início nesta segunda-feira (25/3) e segue até quarta-feira (27/3).
Segundo a vereadora Jacqueline os artesãos fazem parte da etnia Baré, do alto Rio Negro e Terra Preta. O principal objetivo da exposição é divulgar o material produzido por eles e incentivar a venda dos artesanatos. “São produtos confeccionados pelos indígenas. Esses artesanatos são o principal meio de geração de renda deles. A gente precisa valorizar e divulgar esse lindo trabalho”, reforça.
Para artesã Lenize Brandão Santos, 45 anos, a exposição é uma ótima oportunidade de apresentar o seu trabalho para os servidores da Câmara Municipal e visitantes. Ela acredita que a casa Legislativa é um importante lugar para exibição de seus produtos. “Os funcionários da Casa e toda a comunidade podem vir conferir os produtos da nossa exposição. Garanto que são produtos de qualidade, feitos com muito carinho”, declara.
Na mostra, estão sendo expostos brincos e pulseiras feitas com caroço de açaí, filtro de sonho confeccionados com fios de tucum, sementes de açaí e penas de picote, canoas, tigelas, talhares e taças produzidos com pau-brasil, porta caneta de bambu, sarabatana, entre outros.