Até janeiro de 2026, obras municipais em Manaus contribuíram para a geração de empregos no setor da construção civil.
Manaus registrou 1.831 admissões no setor da construção civil até janeiro de 2026, com um estoque de 30.067 empregos e um saldo de 252 postos, variação positiva de 0,85% entre admitidos e desligados, segundo o Ministério do trabalho e emprego (MTE) e dados do Caged. As obras da Prefeitura de Manaus, projetadas pelo Implurb, reforçam a geração de emprego e renda na capital.
Geração de vagas nas obras municipais
Um dos canteiros mais concorridos é o do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, que hoje mobiliza 95 trabalhadores, tendo chegado a 120 colaboradores no pico. Para a construção do edifício Arquiteto Claudemir Andrade, nova sede administrativa da autarquia no Parque Mosaico, trabalhou em média cem pessoas no pico.
Esses empregos são diretos e fazem parte de uma das maiores empreitadas da gestão David Almeida, com previsão de inauguração para o bimestre setembro-outubro deste ano.
Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, a construção gera cadeia de emprego e renda e movimenta a economia em vários segmentos. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da construção, a cada R$ 1 milhão investido são gerados 7,64 empregos diretos.
Impacto econômico e licenciamento urbano
A prefeitura destaca estímulos no investimento público com grandes obras e o potencial construtivo da capital como fatores que se refletem nos números do licenciamento urbano. Conforme cálculos com base nos valores da construção civil brasileira e de licenciamento, a Prefeitura de Manaus impacta na geração de mais de 36 mil empregos diretos e indiretos na capital em diversos setores.
A construção civil segue como um dos principais motores da economia, com capacidade de geração de emprego e renda e impacto direto em comércio, indústria e serviços. Para o gestor do Implurb, os números mostram a efetividade das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e a tradução desses resultados em mais oportunidades e renda para a população.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Clóvis Miranda/ Semcom
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #construcaocivil, #obra, #emprego, #renda, #Implurb, #prefeiturademanaus, #parqueencontrodasaguasrosaalmeida, #coloniaantonioaleixo, #zonaleste, #edificioarquitetoclaudemirandrade, #parquemosaico, #caged, #admissoes, #estoquedeempregos, #saldo, #licenciamento, #economia, #davidalmeida, #carlosvalente
