Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Amazonas destaca planejamento de longo prazo e desenvolvimento da Amazônia em Fórum Nacional
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Amazonas destaca planejamento de longo prazo e desenvolvimento da Amazônia em Fórum Nacional

12/03/2026
Compartilhar

Uma das iniciativas apresentadas no fórum foi a Estratégia Brasil 2050, construída de forma colaborativa entre diferentes níveis de governo

A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, nesta quinta-feira (12/03), de debates sobre a reconstrução do planejamento público, impactos tributários e estratégias de desenvolvimento regional durante o XCVI Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento teve início na quarta-feira (11/03) e segue até sexta-feira (13/03).

O encontro, coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), reuniu gestores e equipes técnicas de todo o país para discutir caminhos voltados ao fortalecimento do planejamento governamental, à sustentabilidade fiscal e ao desenvolvimento regional, dentro do tema central desta edição: Impactos Tributários nos Estados.

Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, a secretária-executiva de Planejamento, Sônia Gomes, destacou que um dos principais pontos debatidos no evento foi a retomada do planejamento estratégico nacional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de planejamento público.

“De todos os assuntos tratados, o que mais nos chamou a atenção foi a reconstrução do planejamento nacional e estadual e a melhoria dos processos que estão sendo realizados, como na construção do plano plurianual e dos planejamentos estratégicos que orientam os próximos passos do desenvolvimento”, afirmou.

Segundo ela, uma das iniciativas apresentadas no fórum foi a Estratégia Brasil 2050, construída de forma colaborativa entre diferentes níveis de governo para orientar o futuro do país.

“Esse trabalho foi feito a muitas mãos, envolvendo governo federal, estados e municípios. É uma estratégia que funciona como uma bússola para direcionar o futuro do Brasil”, explicou.

Durante o evento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou o papel estratégico da Amazônia para o desenvolvimento nacional e a necessidade de políticas públicas que conciliem preservação ambiental e geração de oportunidades para a população da região.

“A Amazônia Legal é decisiva para o futuro da humanidade, mas não Podemos sacrificar a vida de milhões de amazônidas. Por isso são necessárias políticas públicas específicas, como a proteção à Zona Franca de Manaus e investimentos em infraestrutura logística, como a rota bioceânica, que já começa a ampliar a balança comercial da região, gerando mais emprego, renda e dignidade”, afirmou.

O presidente do Conseplan, Fabrício Marques, ressaltou que a articulação entre estados e governo federal tem fortalecido o planejamento público no país.

“Construímos uma agenda comum com o Ministério do Planejamento para reconstruir o planejamento nacional, reunindo estados, organismos internacionais e instituições parceiras em uma grande REDE de cooperação voltada ao desenvolvimento de longo prazo”, destacou.

Durante o fórum também foram realizados grupos de trabalho temáticos. A secretária-executiva da Sedecti participou das discussões sobre institucionalização do planejamento de longo prazo e sua relação com instrumentos como o Plano Plurianual (PPA), a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e a lei orçamentária Anual (LOA).

O encontro também promoveu debates sobre comunicação pública e troca de experiências entre os estados, fortalecendo a cooperação federativa e o compartilhamento de boas práticas na gestão e no planejamento governamental.

Fotos: Rebeca Mota/ Sedecti e Divulgação

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sedecti recebe selos Ouro e Bronze no 33º Prêmio de Qualidade da Gestão Pública

12/03/2026
SEPLANCTI

Amazonas cresce no PIB no 4º trimestre de 2025 e fecha ano com alta de 4,41%

12/03/2026
SEPLANCTI

Sedecti promove 4ª edição do Raízes do Investimento com participação de grandes empresas do Polo Industrial

11/03/2026
SEPLANCTI

Amazonas apresenta bioeconomia em feira internacional na Índia e passa a integrar vitrine virtual da ApexBrasil

11/03/2026
SEPLANCTI

Demanda internacional por açaí e guaraná aproxima empresas do Amazonas ao mercado do Cazaquistão

05/03/2026
SEPLANCTI

Governo do Amazonas participa de solenidade em comemoração aos 59 anos da Zona Franca de Manaus

05/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus