Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Queda do desmatamento no Amazonas em janeiro de 2026 é confirmada por dados do Inpe e Ipaam
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Queda do desmatamento no Amazonas em janeiro de 2026 é confirmada por dados do Inpe e Ipaam

16/02/2026
Compartilhar
Dados monitorados pelo Ipaam e pela SEMA apontam redução do desmatamento e dos alertas em janeiro de 2026.

O Amazonas registrou queda de 56,4% na área desmatada e redução de 42,8% no número de alertas em janeiro de 2026, de acordo com dados do Inpe por meio do sistema Deter, monitorados diariamente pelo Ipaam e pela SEMA. A área desmatada passou de 1.656 hectares, em janeiro de 2025, para 722 hectares em janeiro de 2026, enquanto os alertas caíram de 77 para 44 no mesmo período.

Dados e comparativo histórico

Os registros de janeiro de 2026 representam uma das quedas mais significativas na série histórica recente. A última vez em que a área desmatada no Amazonas ficou abaixo de 722 hectares em janeiro foi em 2021, com 586 hectares. Em relação ao número de alertas, o total atual de 44 está acima dos 30 registros verificados em 2023.

Ações de monitoramento e resposta

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, os números reforçam uma tendência de redução observada desde 2025, ligada ao fortalecimento do monitoramento ambiental e ao uso sistemático de informações técnicas para orientar a fiscalização. “O uso contínuo dos dados do Inpe, aliado ao planejamento das ações em campo, tem permitido respostas mais rápidas e eficientes do Estado. Esse trabalho técnico é fundamental para reduzir tanto a área desmatada quanto o número de alertas no Amazonas”, afirmou Picanço.

Picanço também ressaltou a atuação do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam e a adoção do Núcleo de Autuação Remota, que ampliaram a capacidade de resposta do Instituto e permitiram ações mais céleres diante dos alertas identificados.

O secretário da SEMA, Eduardo Taveira, atribuiu os resultados a uma estratégia integrada do governo estadual. “Além do monitoramento e das ações de comando e controle, avançamos no incentivo à bioeconomia e às práticas sustentáveis. Essas ações conjuntas têm gerado resultados mais consistentes ao longo dos meses, refletindo essa integração entre os órgãos ambientais, de produção rural, segurança pública e desenvolvimento sustentável”, afirmou Taveira.

Concentração por municípios

Em janeiro de 2026, a maior área desmatada foi registrada em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), com 265 hectares, seguido por Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), com 79 hectares, e Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), com 69 hectares.

Quanto ao número de alertas, Borba (a 151 quilômetros de Manaus) liderou com seis registros, seguido por Canutama e Humaitá, ambos com cinco alertas.

Entenda o sistema Deter

O Deter é um sistema expedito de alerta criado em 2004 pelo Inpe para realizar levantamentos rápidos de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia. Concebido para dar suporte às ações de fiscalização e controle do desmatamento e da degradação florestal, o sistema opera a partir da análise contínua de imagens de satélite, permitindo identificar e mapear áreas com indícios de desmatamento, degradação florestal e exploração madeireira.

Concursos públicos

No contexto do fortalecimento das políticas ambientais e do monitoramento contínuo, o Governo do Amazonas programou concursos para reforçar o quadro técnico dos órgãos ambientais. A SEMA realizará concurso público com 159 vagas imediatas e 318 para cadastro de reserva, com provas objetivas previstas para o dia 8 de março de 2026, em Manaus.

O Ipaam realizará concurso público com 140 vagas imediatas — sendo 90 para Analista Ambiental, em 19 especialidades de nível superior, e 50 para Assistente Ambiental, de nível médio — além de 195 vagas para cadastro de reserva. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de março de 2026, em Manaus.

Assuntos nesse artigo:

#desmatamento, #amazonas, #inpe, #ipaam, #SEMA, #deter, #humaita, #Canutama, #apui, #Borba, #cmaap, #nucleodeautuacaoremota, #monitoramento, #alertas, #area, #hectares, #concursopublico, #analistaambiental, #assistenteambiental, #bioeconomia

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Feiras de Produtos Regionais têm edições suspensas por feriado e retomam programação

16/02/2026
Governo do Amazonas

Central Integrada de Fiscalização autua quatro bandas por falta de documentação em Manaus nas zonas sul e centro-sul

16/02/2026
Governo do Amazonas

Busca por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV mobiliza 25 mergulhadores no Amazonas

16/02/2026
Governo do Amazonas

SES-AM registra 26 atendimentos no Sambódromo de Manaus durante desfile do Grupo Especial e mantém rede de saúde ativa para o Carnaval

16/02/2026
Governo do Amazonas

Governo Presente em Manaus registra mais de 8,1 mil atendimentos e mantém serviços essenciais após Carnaval

15/02/2026
Governo do Amazonas

Carnaval de Manaus 2026 reuniu cerca de 50 mil pessoas e teve apoio do Governo do Amazonas

15/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus