O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu uma ação de conscientização sobre trânsito seguro na noite deste sábado (14/02), no Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. A iniciativa ocorreu por meio da equipe de educação para o Trânsito e incluiu orientações sobre comportamentos no trânsito e a entrega de material informativo aos participantes.
Atividades e distribuição de material
Conforme a programação, a equipe orientou sobre evitar o consumo de bebidas antes de dirigir, obedecer às regras de trânsito e utilizar equipamentos de segurança. Foram distribuídos itens educativos, entre eles uma ventarola informativa sobre alcoolemia, máscara e confetes. A ação teve foco em reduzir riscos nas vias durante as festividades.
Declarações da coordenação
Segundo o diretor-presidente, David Fernandes, “O Detran Amazonas está com a equipe de educação para o Trânsito dentro do Sambódromo e também em outros pontos do Carnaval na cidade. É importante que a população tenha consciência de que álcool e direção não combinam, que nós precisamos ter cuidado no trânsito para evitar sinistros e internações nos hospitais nesse momento de tanta movimentação”.
A gerente do setor de educação para o Trânsito, Mitza Brasil, destacou as recomendações realizadas pela equipe: “Estamos mais uma vez aqui no Sambódromo, com atividades educativas, juntamente com membros da Fiscalização, para falar informações, distribuir materiais educativos e fazer a recomendação de sempre: se beber, não dirija. Que seja um trânsito seguro durante todo o Carnaval”.
Repercussão entre os participantes
Brincantes que passaram pelo estande receberam os materiais e as orientações. A servidora pública Márcia Regis, 52, afirmou: “A gente vê tanto acidente por conta de bebida e, às vezes, as pessoas que não beberam são vitimizadas. Achei muito importante vocês estarem aqui prestando esse serviço, principalmente no Carnaval, que é uma folia de alegria. Parabéns ao Detran por essa missão. E que a gente consiga finalizar o Carnaval salvando vidas”.
O folião Yan Dutra, 22, também comentou a iniciativa: “É muito importante em dias como esse, por ser uma festividade, a gente ter consciência de sair de casa e não beber para evitar os números de acidentes”.
Assuntos nesse artigo:
#detranam, #transitoseguro, #transito, #carnaval, #sambodromo, #Manaus, #educacaoparotransito, #educacao, #alcool, #direcao, #desfiles, #escolasdesamba, #grupoespecial, #davidfernandes, #mitzabrasil, #brincantes, #materiaiseducativos, #ventarola, #confetes, #mascara

