A Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), encerrou na terça-feira, 10/2, a operação Cabelo Seguro, que fiscalizou a comercialização de pomadas modeladoras na capital amazonense. Durante a ação, foram apreendidas 86 pomadas em situação irregular por falta de registro na ANVISA, por ausência de autorização para venda ou por estarem com validade expirada.
Desde 27 de janeiro, fiscais da Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos (Divcor), vinculada à Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed) da Visa Manaus, inspecionaram 43 estabelecimentos em todas as zonas da cidade, incluindo supermercados, centros comerciais, salões de beleza e barbearias.
Procedimentos adotados
Segundo a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, os produtos irregulares foram retirados das prateleiras e apreendidos em depósito, ficando retidos nas próprias lojas onde foram encontrados. “A partir dessa apreensão, as lojas recebem um prazo de cinco dias úteis para comprovar a inutilização das pomadas que não estavam autorizadas pela ANVISA, bem como dos produtos vencidos”, explicou a gestora.
O descarte deve ser formalizado por meio de um certificado de destinação, documento que atesta o descarte conforme as normas sanitárias e ambientais. Os funcionários dos estabelecimentos também receberam orientações para reforçar a necessidade de adquirir apenas produtos licenciados pela ANVISA.
Monitoramento
A ação Cabelo Seguro é realizada pela Visa Manaus desde 2023, após registro de um surto de reações adversas associadas ao uso de pomadas modeladoras em diferentes regiões do Brasil. De acordo com o gerente da Gevmed, João Kinsey, vítimas relataram sintomas como cegueira temporária, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Kinsey afirmou que o monitoramento do comércio desses produtos é feito anualmente para evitar exposição da população a riscos. Ele acrescentou que a vigilância é intensificada no início do ano devido ao Carnaval, quando aumenta a procura pelas pomadas, e ao retorno das aulas, quando há maior demanda para produções capilares.
Recomendações
A ANVISA orienta que consumidores utilizem apenas produtos constantes na lista de pomadas autorizadas. Em caso de uso recente, recomenda-se lavar os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás para evitar contato com os olhos. Se houver contato acidental com os olhos, é preciso lavar a área imediatamente com água em abundância.
Diante de qualquer efeito indesejado, a orientação é procurar o serviço de saúde mais próximo e notificar o caso à ANVISA pelo formulário em https://pesquisa.ANVISA.gov.br/index.php/368782?lang=PT-BR ou pelo sistema e_Notvisa em https://www.gov.br/PT-br/servicos/notificar-problemas-com-produtos-sujeitos-a-vigilancia-sanitaria. A lista de pomadas autorizadas PODE ser consultada em https://www.gov.br/ANVISA/PT-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas. Para informações institucionais, acesse https://www.gov.br/ANVISA/PT-br.
Profissionais que comercializam ou aplicam esses produtos também devem usar exclusivamente itens da lista autorizada e adotar manuseio Cuidadoso, já que o produto PODE representar risco ao aplicador.
Serviço
A população PODE denunciar irregularidades na venda e uso de pomadas modeladoras à Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com.
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Assuntos nesse artigo:
#pomadasmodeladoras, #Manaus, #visamanaus, #ANVISA, #divcor, #gevmed, #fiscalizacao, #apreensao, #validadeexpirada, #comercio, #saloesdebeleza, #barbearias, #carnaval, #voltaasaulas, #monitoramento, #recomendacoes, #denuncias, #Ouvidoria, #saude, #renildorodrigues
