
O Invest Amazonas reúne um conjunto de programas voltados ao desenvolvimento econômico, entre eles o Invest Municípios, Raízes do Investimento, Preferência Regional, Missões Internacionais e a Divulgação de Incentivos Fiscais
Durante a 318ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), lançou, nesta terça-feira (10/02), o Invest Amazonas, iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento do ambiente de negócios e à ampliação do acesso às informações sobre as potencialidades econômicas do estado.
A nova plataforma tem como objetivo promover o Amazonas como um destino sustentável, seguro e competitivo para novos investimentos, atuando na prospecção de empresas para o Polo Industrial de Manaus (PIM), na atração de investimentos estrangeiros e na valorização dos produtos da sociobiodiversidade amazonense.

Durante o lançamento, o governador Wilson Lima destacou a importância do portal como ferramenta de competitividade para o estado.
“Nós estamos lançando hoje o investamazonas.am.gov.br, que é um site que norteia e dá informações para as empresas que têm interesse em vir para o Amazonas. Ele permite uma visão clara dos potenciais que temos aqui, dos empreendimentos que já são sucesso no estado e coloca o Amazonas em outro patamar de competitividade em relação a outros polos industriais do Brasil”, afirmou o governador.

O Invest Amazonas reúne um conjunto de programas voltados ao desenvolvimento econômico, entre eles o Invest Municípios, Raízes do Investimento, Preferência Regional, Missões Internacionais e a Divulgação de Incentivos Fiscais, fortalecendo a integração entre políticas públicas, setor produtivo e investidores.
Para facilitar o acesso às informações, o portal investamazonas.am.gov.br está disponível em quatro idiomas e centraliza dados estratégicos, oportunidades de negócios, incentivos fiscais e informações essenciais para empresas interessadas em iniciar ou expandir suas atividades no estado.
O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, ressaltou o alcance da plataforma para o público internacional. “O Invest Amazonas está disponível em quatro idiomas para que investidores possam conhecer os incentivos fiscais, as empresas que já estão instaladas aqui e, com isso, fazer a opção de vir para a Zona Franca de Manaus”, destacou.
Projetos aprovados

Durante a reunião, empresas acompanharam a aprovação de projetos industriais. Entre elas, a Livoltek, que teve seu projeto aprovado pelo Conselho.
Segundo o gerente da Livoltek, Márcio Souza, o início das operações dependerá da tramitação dos processos e da demanda de mercado. “A ideia é começar as operações o quanto antes, mas não temos um prazo específico, pois há toda uma tramitação que exige análises detalhadas”.
O projeto nasceu da visão do chairman, Mr. Zhou, que visitou a região, conheceu o potencial da Amazônia e identificou uma oportunidade única de implementar o investimento. Ainda de acordo com o gerente, a capacidade produtiva será ajustada conforme a demanda dos clientes.
“Quanto maior a demanda, melhor para a indústria. Vamos nos adequar para atender o mercado da melhor forma possível”, completou.

Manaus abriga o maior polo de fabricação de aparelhos de ar-condicionado fora da China, enquanto a produção de compressores, etapa estratégica da cadeia produtiva, está concentrada em São Carlos (SP). Nesse contexto, a Sedecti articulou, junto à Tecumseh, única fabricante sediada no Brasil especializada na produção de compressores para a indústria de ar-condicionado, a possibilidade de instalação dessa operação em Manaus.
Durante a reunião, a empresa, representada pelo diretor de Relações Institucionais, Homero Busnello, apresentou o projeto que prevê a fabricação local de novos produtos e a implantação de um laboratório de ensaios na região.
“Esse projeto permite a oferta de produtos fabricados localmente e a instalação de um laboratório de testes de aparelhos de ar-condicionado, o que traz mais agilidade no desenvolvimento e melhora o atendimento à demanda do mercado”, afirmou.

Busnello explicou ainda que o investimento busca aproximar a empresa de seus principais clientes, ampliando a capacidade produtiva diante do crescimento do setor.
“O mercado cresceu cerca de 10% no último ano, e essa expansão atende diretamente esse aumento de demanda. O projeto contempla a montagem de uma indústria de manufatura para atender o PPB de compressores”, concluiu.
Fotos: Bruno Leão/ Sedecti
