Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Sedecti acompanha apresentação de norma que regulamenta renovação automática da Licença de Operação industrial
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Sedecti acompanha apresentação de norma que regulamenta renovação automática da Licença de Operação industrial

11/02/2026
Compartilhar

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) apresentou, nesta quinta-feira (05/02), a Instrução Normativa nº 001/2026, que regulamenta a renovação automática da Licença Ambiental de Operação (LO) para indústrias que possuem Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A norma prevê o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para apoiar a análise técnica, validar informações e padronizar critérios no licenciamento ambiental.

A apresentação foi feita na sede do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, na zona centro-sul de Manaus, e foi conduzida pelo diretor-presidente do Instituto, Gustavo Picanço, e pela diretora técnica, Maria Luziene Alves. O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), especialistas em Direito Ambiental e servidores do Ipaam.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, a regulamentação representa um avanço na modernização do licenciamento ambiental no Amazonas, ao trazer mais agilidade, segurança jurídica e transparência para os processos de renovação das licenças industriais.

“Hoje é um dia muito importante, não só para o Ipaam, que está modernizando a renovação ambiental das indústrias, mas também para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus. Elas passam a contar com mais agilidade, celeridade e um processo transparente e responsável, dando segurança jurídica na renovação do licenciamento”, afirmou o gestor do Ipaam.

O secretário de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, destacou que a medida insere o Amazonas em um NOVO patamar de modernização administrativa, com o uso da inteligência artificial no licenciamento ambiental. Segundo ele, a iniciativa beneficia diretamente a atividade econômica e valoriza o trabalho técnico desenvolvido pelo órgão ambiental. “Com muita alegria, o Ipaam dá um passo à modernidade, possibilitando que empresas que já possuem licença possam ter a renovação automática, antes mesmo do vencimento, por via eletrônica. Isso é um grande ganho para a indústria e para a atividade econômica”, ressaltou.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, a regulamentação representa um avanço significativo para o setor produtivo. Ele avaliou que a modernização do licenciamento ambiental gera impactos positivos não apenas para a indústria, mas também para o comércio e os serviços. “É, sem dúvida, uma notícia muito boa e um grande avanço em uma área estratégica da atividade industrial”, afirmou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus (Siam), Pedro Monteiro, também avaliou de forma positiva a iniciativa do Ipaam, destacando os benefícios para o setor industrial e para os trabalhadores. “Recebemos de forma muito positiva esse movimento do Ipaam em prol da modernização e da agilidade do sistema de licenciamento do Estado do Amazonas. Isso fortalece não só a indústria e a Zona Franca de Manaus, mas também os trabalhadores que fazem parte desse setor”, declarou.

E o jurista e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), José Roque, ressaltou que a Instrução Normativa valoriza o Sistema de Gestão Ambiental e não representa qualquer flexibilização na proteção ambiental. Segundo ele, a medida confere mais eficiência ao órgão licenciador e estimula as empresas a adotarem boas práticas ambientais. “Do ponto de vista legal, não há nenhuma redução na proteção ambiental. Ao contrário, a norma traz mais eficiência ao Ipaam e ao processo de licenciamento, tornando-o mais ágil, rápido e eficiente, sem comprometer o rigor ambiental”, explicou.

Detalhes da norma

A Instrução Normativa nº 001/2026 regulamenta dispositivos da Lei Estadual nº 3.785/2012, que institui a Política Estadual do Meio Ambiente do Amazonas e já previa a possibilidade de renovação automática da Licença de Operação para empreendimentos que possuam Sistema de Gestão Ambiental implantado e ativo.

Com a regulamentação, o processo de renovação passa a ser analisado e validado de forma antecipada, antes do vencimento da licença ambiental, evitando atrasos, sobreposição de prazos e a necessidade de abertura de novos processos quando o empreendimento atende integralmente aos requisitos legais e técnicos.

A diretora técnica do Ipaam, a analista ambiental Maria Luziene, explicou que, neste primeiro momento, a renovação automática é destinada exclusivamente às atividades industriais, contemplando 21 tipologias ambientais. A medida deve alcançar cerca de 57% das atividades licenciadas pelo Instituto no Amazonas.

Segundo ela, o procedimento reconhece empresas que mantêm uma gestão ambiental estruturada e ativa, com monitoramento contínuo, controle de resíduos, emissões e cumprimento das condicionantes ambientais. “A Instrução Normativa organiza esse processo e permite que o Ipaam concentre ainda mais esforços na análise ambiental e na fiscalização, direcionando as equipes técnicas para atividades mais complexas”, destacou.

Entre as atividades industriais contempladas estão os segmentos de minerais não metálicos, metalúrgica, mecânica, química, produtos alimentares e bebidas, além de papel e papelão, madeira e mobiliário, têxtil, vestuário, material plástico e componentes e aparelhos eletroeletrônicos. A lista completa das tipologias aptas está disponível na Instrução Normativa nº 001/2026.

Como funciona a renovação automática

No NOVO modelo, o fluxo do licenciamento passa a ser executado integralmente pelo Sistema de Licenciamento Ambiental do Estado do Amazonas (Sislam), com apoio de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial. O desenvolvimento das soluções ocorreu em parceria com a empresa YouX, dentro do processo de modernização dos sistemas digitais do Instituto.

O Sislam identifica automaticamente, com antecedência mínima de 150 dias do vencimento da Licença de Operação, os empreendimentos aptos à renovação automática. O empreendedor é comunicado por canais digitais, inclusive pelo aplicativo WhatsApp, e PODE optar por essa modalidade.

Para utilizar a renovação automática, os empreendimentos industriais devem atender a critérios específicos estabelecidos na Instrução Normativa. Entre os requisitos estão possuir SGA implantado e ativo, estar com a Licença de Operação vigente, não apresentar pendências no Sislam e cumprir integralmente todas as condicionantes ambientais. Somente após a verificação desses critérios o empreendimento poderá seguir no fluxo automatizado, no qual é apresentado o Relatório do SGA com os indicadores ambientais.

Com a automatização, o Ipaam otimiza o uso de suas equipes técnicas, concentrando esforços na supervisão, homologação e fiscalização, garantindo rastreabilidade, controle e rigor técnico em todas as etapas do licenciamento ambiental.

FOTOS: Henrique Almeida/Ipaam

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Governador Wilson Lima destaca bioeconomia, empreendedorismo e geração de renda durante inauguração de Centro de Distribuição da Natura em Manaus

11/02/2026
SEPLANCTI

Governo do Amazonas lança Invest Amazonas durante a 318ª Reunião do Codam

11/02/2026
SEPLANCTI

Codam aprova 44 projetos industriais com R$ 810,9 milhões em investimentos

11/02/2026
SEPLANCTI

Sedecti realiza Oficina de Planejamento Estratégico de CT&I do Conecti

05/02/2026
SEPLANCTI

Sedecti lança Plano de Integridade com foco na conduta ética institucional

04/02/2026
SEPLANCTI

Sedecti participa de webinário do Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões, reforçando o foco no desenvolvimento fronteiriço da Amazônia

29/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus