
O Plano de Integridade já foi aprovado por meio da portaria nº 089/2025-Sedecti
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quarta-feira (04/02), a apresentação oficial do Plano de Integridade da pasta, instrumento estratégico voltado à prevenção de irregularidades e ao fortalecimento da ética na gestão pública. O Plano de Integridade já foi aprovado por meio da portaria nº 089/2025-Sedecti, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas.
O plano está disponível no site da Sedecti e passa agora à fase de ampla divulgação e implementação em todas as unidades da secretaria. A proposta é garantir que gestores, executivos e servidores conheçam o conteúdo e utilizem a ferramenta como apoio à boa governança, à conformidade administrativa e à proteção dos direitos funcionais.

Durante a apresentação, foi destacado que o Plano de Integridade será levado a todas as executivas da Sedecti, de forma segmentada, com capacitações previstas até o mês de setembro. A orientação é que cada área convoque todos os seus servidores, assegurando conhecimento pleno sobre o funcionamento do programa, seus instrumentos e os canais disponíveis.
A iniciativa também prevê ações de comunicação visual, como a divulgação de QR Codes e materiais impressos, facilitando o acesso às informações. O objetivo é garantir que todos saibam como Agir diante de situações de risco, assédio, conflitos de interesse ou eventuais denúncias.
O programa de integridade da Sedecti é composto pelo Plano de Integridade, Manual de Conduta Ética e Integridade, Cartilha de Assédio Moral, Sexual e discriminação, Ouvidoria e Plano de Gestão de Riscos, conforme estabelecido na portaria nº 089/2025-SEDECTI.
O Plano foi elaborado por uma comissão formada por representantes das executivas da secretaria, incluindo Seari, Seplan, Sedec, Setemp, Secti e assessoria jurídica, com apoio técnico do controle interno da Secretaria.

Segundo o presidente da comissão, Sandro Amazonas, o plano atende ao decreto Estadual nº 50.868/2024 e vai além do cumprimento normativo.
“O Plano de Integridade é um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para prevenir, detectar e responder a condutas fora dos padrões que não devem ocorrer dentro da secretaria. O objetivo principal é promover uma cultura organizacional voltada à ética, à integridade e ao foco em servir ao cidadão”, afirmou Sandro.
Entre os principais eixos do plano estão a gestão de riscos, os controles internos, a transparência ativa, o canal oficial de denúncias (Fala.BR), ações educativas contínuas e mecanismos de monitoramento, avaliação e aprimoramento permanente.
Fotos: Bruno Leão/ Sedecti
