A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), emitiu 33.405 laudos periciais ao longo de 2025, conforme levantamento divulgado pela pasta. O número reúne resultados de trabalho técnico e da modernização tecnológica aplicada às unidades periciais no estado.
Distribuição dos laudos
Do total, 20.596 laudos foram emitidos pelo Instituto Médico Legal (IML), 11.866 pelo Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (ICB-LSB) e 943 pelo Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM). Os dados evidenciam a atuação integrada entre os institutos que compõem o DPTC.
“Estes institutos somam mais de 30 mil laudos produzidos e eles auxiliam a justiça e as unidades solicitantes para fundamentar a materialidade e, quando o crime deixar vestígios é imprescindível que se realize o exame de corpo de delito”, explicou a diretora do DPTC, Sanmya Tiradentes.
Segurança jurídica e trabalho pericial
Cada laudo apresentado resulta de análises técnicas sobre vestígios físicos, biológicos e digitais, realizadas por peritos qualificados. Segundo a diretora, esse processo técnico confere segurança às apurações e oferece subsídios ao sistema de justiça.
“Por trás de cada laudo existe um trabalho técnico extremamente criterioso, realizado por peritos capacitados e comprometidos com a verdade dos fatos. É esse rigor científico que garante segurança jurídica, fortalece as investigações e assegura que as decisões do sistema de justiça estejam fundamentadas em provas técnicas confiáveis”, destacou a diretora.
Investimentos que ampliaram a capacidade produtiva
A ampliação da produção do departamento foi atribuída à gestão que direcionou recursos para aquisição de material, equipamentos especializados, viaturas e sistemas tecnológicos. Em 2025, a perícia recebeu computadores, mobiliários e insumos laboratoriais para manter e ampliar os serviços, de acordo com o DPTC.
A SSP-AM informou que as aquisições tiveram o objetivo de melhorar o atendimento às unidades solicitantes e à população, além de reforçar a capacidade de perícias de alta complexidade.
Assuntos nesse artigo:
#SSP-am, #dptc, #laudospericiais, #iml, #icb-lsb, #iiacm, #pericia, #policiacientifica, #investimentos, #modernizacao, #equipamentos, #viaturas, #insumoslaboratoriais, #peritos, #segurancajuridica, #investigacaocriminal, #examedecorpodelito, #materialidade, #amazonas, #sanmyatiradentes
