Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Teia Amazonas reúne pontos de cultura no Amazonas e aprova propostas para o Plano Nacional de Cultura Viva
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Teia Amazonas reúne pontos de cultura no Amazonas e aprova propostas para o Plano Nacional de Cultura Viva

31/01/2026
Compartilhar
Evento no Palacete Provincial conclui a 1ª Teia Amazonas e consolida propostas para a Cultura Viva e justiça climática.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, encerrou na sexta-feira (30/01) a 1ª Teia Amazonas – Pontos de Cultura pela justiça Climática. O encontro, realizado no Palacete Provincial, reuniu fazedores de cultura de diferentes territórios para debater e definir propostas, além de eleger delegados que representarão o estado na etapa nacional da Cultura Viva.

Debates e aprovação de diretrizes

Durante a manhã, os participantes foram divididos em três eixos temáticos e trabalharam em consenso nas propostas que compõem o documento final da Teia Amazonas. As diretrizes serão levadas para a etapa nacional da Cultura Viva, que acontece de 24 a 29 de março em Aracruz, no Espírito Santo, e vão contribuir para a construção do Plano Nacional de Cultura Viva para a próxima década.

No Eixo 1 – Plano Nacional de Cultura Viva, mediado por Lydia Lúcia e com relatoria de Mirelly Chunia Marques, uma das propostas aprovadas foi o Fomento Territorializado e Sustentável da Cultura Viva na Amazônia. A diretriz prevê mecanismos permanentes e diferenciados de financiamento, como fundo nacional específico, planos plurianuais, critérios territoriais e a obrigatoriedade de ações ambientais em todos os projetos contemplados. A proposta foi construída de forma coletiva e considera o tratamento desigual para realidades desiguais, conforme os desafios logísticos, sociais e ambientais da região.

O coordenador do Eixo 1, Marcos Moura, afirmou que o debate foi fundamental: “Discutimos propostas que levam em consideração o fator amazônico, nossas experiências e a inteligência coletiva. São diretrizes importantes que irão legitimar futuras ações e políticas nacionais de cultura com uma atenção diferenciada para a Amazônia.”, segundo ele.

Governança, gestão e sustentabilidade

No Eixo 2 – Governança e Gestão Compartilhada entre Estado e Sociedade Civil, foram aprovadas propostas para fortalecer a participação dos Pontos de Cultura nos processos decisórios. Entre as medidas estão a obrigatoriedade de assessoria técnica permanente oferecida por estados e municípios e a criação e ampliação de cadeiras de representação da Cultura Viva nos conselhos nacional, estaduais e municipais.

Também houve defesa pela descentralização de recursos, ampliação de editais específicos e a criação de planos de médio e longo prazo que garantam a continuidade das ações, mesmo com mudanças de gestão.

No Eixo 3 – Sustentabilidade da Criação Artística e Cultural na Amazônia, os debates concentraram-se na valorização da produção cultural a partir do território e da diversidade dos povos. As propostas destacaram a ampliação do acesso aos editais, recursos específicos para povos originários, comunidades tradicionais e periféricas, e ações que integrem cultura, meio ambiente e economia local.

Foram indicadas também medidas para acessibilidade, formação continuada e programas de apoio que reconheçam a arte e a cultura como instrumentos para preservação ambiental, fortalecimento comunitário e justiça climática.

Eleição de delegados e representatividade

Durante a tarde, ocorreu a eleição dos representantes que irão ao encontro nacional da Cultura Viva. Foram escolhidos 30 delegados por votação, além de delegados natos e suplentes, em processo descrito como democrático e participativo.

Uma das delegadas eleitas, Andarilha, integrante do Ponto de Cultura Cocada Baré, destacou a importância do encontro: “Foi um encontro fundamental para fortalecer o diálogo sobre Cultura Viva nos nossos territórios. Saímos daqui mais preparados para defender políticas culturais que considerem o fator amazônico e que contemplem tanto a capital quanto o interior, que enfrenta muitas dificuldades de acesso às políticas públicas”, afirmou.

Encerramento e próximos passos

À frente da organização da Teia Amazonas, Lydia Lúcia lembrou o esforço para retomar o fórum no estado: “Há 12 anos o Amazonas não realizava um fórum como esse. Toda a documentação havia se perdido e foi preciso recomeçar do zero. Hoje temos mais de 300 novos Pontos de Cultura, ávidos por informação”, declarou.

O encerramento contou com um cortejo cultural do auditório até o Palco Teia. Se apresentaram o grupo Águas de Oxalá, o Coletivo Cultural Circo Caboclo, o Grupo Folclórico Flores do Carimbó, o Ponto de Cultura do Sol, o Maracatu Pedra Encantada, o Cocada Baré e, para concluir a programação noturna, o show de Luli Braga.

As propostas aprovadas e os delegados eleitos seguem agora para a etapa nacional do Plano Nacional Cultura Viva, onde o Amazonas passa a integrar de forma ativa o debate sobre as políticas culturais do país.

Assuntos nesse artigo:

#teiaamazonas, #pontosdecultura, #culturaviva, #amazonas, #palaceteprovincial, #secretariadeestado, #ministeriodacultura, #planonacionaldeculturaviva, #fomentoterritorializado, #justicaclimatica, #lydialucia, #marcosmoura, #andarilha, #cocadabare, #aracruz, #culturaamazonica, #delegados, #pontoesdecultura, #editais, #povosoriginarios

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo Presente abre calendário de 2026 em Manaus e leva serviços a áreas urbana, rural e ribeirinha

31/01/2026

Esquenta SQNMao 2026 reúne feira, oficinas e celebra três anos da Quadrinhoteca na Biblioteca Pública do Amazonas

31/01/2026
Governo do Amazonas

Central Integrada de Fiscalização inspeciona seis bares e adegas em Manaus durante operação da SSP-AM

31/01/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega títulos e avança na regularização fundiária para mil famílias em Manaus

31/01/2026
Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

30/01/2026
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

30/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus