A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realizou, neste mês, uma série de atividades para a campanha Janeiro Branco voltadas a pacientes, acompanhantes e servidores. As ações ocorreram no Ambulatório e nos setores de internação, quimioterapia e radioterapia, por meio do serviço de Psicologia, que organizou rodas de conversa, entrega de materiais impressos e dinâmicas.
Ações realizadas
Durante janeiro, o serviço de Psicologia promoveu rodas de conversas e aplicou dinâmicas nos setores citados, além de distribuir materiais informativos. Conforme a gerente do serviço de Psicologia, Wladja Conde, a proposta foi levar acolhimento e orientações sobre o cuidado com a saúde mental. “Dados da Organização Mundial da saúde (OMS) indicam que o Brasil é um dos países com um dos maiores índices de ansiedade no mundo, reforçando a necessidade da campanha Janeiro Branco”, disse Wladja Conde.
Painel “Cartas que Acolhem”
Uma das iniciativas foi o painel “Cartas que Acolhem”, instalado em frente ao setor de Psicologia, no Ambulatório da FCecon. O projeto permite que servidores, pacientes e familiares escrevam e leiam mensagens com caráter acolhedor, buscando promover troca de palavras motivacionais e favorecer a saúde mental no ambiente de atendimento.
Sobre a campanha
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira de conscientização sobre a saúde mental, reconhecida por lei federal no ano 2023, e integra o calendário nacional de saúde. O objetivo é estimular o autocuidado e a prevenção de transtornos como ansiedade e depressão, além de melhorar o bem-estar emocional da população.
Assuntos nesse artigo:
#janeirobranco, #fcecon, #sesam, #psicologia, #rodasdeconversas, #materiaisimpressos, #dinamicas, #internacao, #quimioterapia, #radioterapia, #cartasqueacolhem, #ambulatorio, #wladjaconde, #oms, #ansiedade, #depressao, #campanha, #saudemental, #bemestar, #pacientes
