O cacau coletado por 12 famílias do rio Juruá, na comunidade NOVO Horizonte, em Guajará (distante 1.476 quilômetros de Manaus), foi usado na produção do chocolate Caputo’s Wild Juruá, da chocolatier Luisa Abram, que recebeu o prêmio Gold no Sofi Awards 2026, em San Diego (EUA), no dia 13 de janeiro. A premiação reconheceu o produto internacionalmente pela qualidade do chocolate produzido com cacau nativo da região.
Prêmio internacional e reconhecimento
Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Guajará, Izaquiel Oliveira, o chocolate foi produzido de forma sustentável pelas famílias extrativistas da comunidade NOVO Horizonte. Essas famílias participam diretamente da produção e da comercialização das amêndoas de cacau nativo.
A cerimônia ocorreu em San Diego, no dia 13 de janeiro, e a conquista do Gold no Sofi Awards 2026 representa um reconhecimento internacional ao cacau amazonense, segundo a assessoria do Idam.
trabalho técnico e capacitação
De acordo com Izaquiel Oliveira, o trabalho com o cacau selvagem na região começou, em 2016, em parceria com a ONG SOS Amazônia, por meio do Projeto Valores da Amazônia. O projeto capacitou famílias ribeirinhas para a coleta e a fermentação do cacau, ofertando uma alternativa de renda ao extrativismo da borracha.
O Idam atua como elo técnico entre o extrativismo tradicional do cacau e as oportunidades de mercado. O instituto realiza a classificação do cacau com um técnico registrado no Ministério da agricultura e pecuária (MAPA), garantindo os documentos necessários para o transporte das amêndoas e oferecendo orientações sobre práticas de extrativismo sustentável.
Produção e mercado
O cenário atual em Guajará é destacado pela produção nativa e extrativista do cacau. Conforme o gerente, transações recentes alcançaram preços recordes para o produto local, e o mercado tem demonstrado interesse tanto no mercado interno quanto para exportação.
A cultura do cacau nativo em Guajará é apontada como uma alternativa econômica que valoriza a floresta em pé, auxilia no plantio de áreas degradadas e contribui para complementar a renda familiar, abrindo portas para mercados de chocolate premium e internacionais.
Assuntos nesse artigo:
#cacau, #caputoswildjurua, #luisaabram, #idam, #guajara, #riojurua, #novohorizonte, #sofiawards2026, #sandiego, #sosamazonia, #valoresdaamazonia, #ater, #assistenciatecnica, #extrativistas, #amendoas, #mapa, #classificacao, #fermentacao, #renda, #mercado
