Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Cirurgias de abdome e pelve foram as mais realizadas pela Fundação Cecon no Amazonas em 2025
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Cirurgias de abdome e pelve foram as mais realizadas pela Fundação Cecon no Amazonas em 2025

21/01/2026
Compartilhar
Em 2025, as intervenções em abdome e pelve concentraram a maior parte das operações realizadas pelo centro cirúrgico da Fundação Cecon.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou 2.846 cirurgias em 2025, e as cirurgias de abdome e pelve responderam por 35,17% desse total. Os procedimentos envolvem sistemas digestório, urinário, reprodutor, circulatório e nervoso, com nódulos malignos em locais como apêndice, estômago, cólon, bexiga e ovário.

Classificação e equipe

Segundo a diretora técnica Hilka Flávia do Espírito Santo, as intervenções são classificadas conforme os órgãos e sistemas comprometidos. Ela explicou que as cirurgias de abdome e pelve são consideradas complexas e que o centro cirúrgico da Fundação Cecon dispõe de equipamentos modernos e de uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para procedimentos de baixa, média e alta complexidade no tratamento oncológico.

Demanda por especialidade

As cirurgias de mastologia foram a segunda maior demanda, com 477 procedimentos realizados. A gerente do centro cirúrgico, Graça Gondim, afirmou que os números refletem a alta incidência do câncer de mama no Amazonas, estimada em 500 novos casos ao ano.

As cirurgias urológicas ocuparam o terceiro lugar em número de procedimentos, com 414 intervenções voltadas à remoção de tumores no trato urinário e no sistema reprodutor masculino, incluindo rins, bexiga, próstata, testículos e pênis.

Aprimoramento tecnológico

Em 2025 o centro cirúrgico passou a utilizar um NOVO arco cirúrgico com 15 quilowatts de potência, ante 2 quilowatts do equipamento anterior. De acordo com a equipe, o aparelho móvel tornou os procedimentos mais rápidos e seguros, melhorou a qualidade das imagens — que são 100% digitais — e reduziu a dose de radiação utilizada.

Segurança do paciente

Desde 2019 a Fundação Cecon é avaliada pela ANVISA e apresenta alta conformidade em protocolos de segurança do paciente. Entre as práticas adotadas estão higienização das mãos, prevenção de infecções hospitalares, prevenção a quedas e protocolos de cirurgia segura. Os indicadores apontam taxa zerada de mortalidade intraoperatória e de erro de lateralidade, segundo a instituição.

Assuntos nesse artigo:

#cirurgias, #abdomeepelve, #fundacaocecon, #centrocirurgico, #mastologia, #urologia, #ANVISA, #segurancadopaciente, #arcocirurgico, #amazonas, #sesam, #hilkaflavia, #gracagondim, #cancerdemama, #nodulomaligno, #imagemdigital, #radiacao, #procedimentos, #2025, #taxademortalidade

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Grupo Diamantes Verde e Rosa expõe trabalhos em crochê, pintura e tecido no Palácio Rio Negro em Manaus

21/01/2026

Curso de defesa pessoal feminina do Governo do Amazonas inicia novas turmas e já alcançou mais de 4 mil mulheres

21/01/2026
Governo do Amazonas

Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar do Amazonas é reconhecido nacionalmente por ações em mais de 600 escolas

21/01/2026
Governo do Amazonas

Vitek MS Prime reduz tempo de identificação microbiana de 48 horas para 3 minutos no Hemoam do Amazonas

21/01/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e MDIC confirmam solução para PPB que preserva competitividade do polo de ar-condicionado na Zona Franca de Manaus

21/01/2026

Sejusc e GPIR alcançam mais de 3,9 mil pessoas em ações de igualdade racial no Amazonas durante 2025

21/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus