A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) tornou público a lista de credenciados no Programa de Regionalização da merenda escolar (Preme) para o fornecimento de alimentos ao cardápio dos alunos das escolas estaduais em 2026, conforme publicação disponível no site www.ads.am.gov.br e na edição n° 35.621 do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOA), de 12 de janeiro de 2026.
Credenciados e cobertura
Segundo a coordenadora do Preme na ADS, Jacqueline Azevedo, foram habilitados 1.206 credenciados para participar do programa. Do total, 1.110 são produtores rurais individuais, 62 são associações, 22 são cooperativas e 12 são agroindústrias, provenientes de 44 municípios do estado.
Produtos e metas para 2026
Jacqueline Azevedo informou que o Preme contempla, para 2026, 22 produtos regionais destinados à merenda escolar, incluindo hortifrútis e proteínas. A lista nominal completa dos credenciados está disponível para consulta pública no site da ADS e no DOA indicado.
Recursos e parcerias
A diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, explicou que o Preme é voltado a produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias e é desenvolvido pela ADS em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. Para 2026, foi planejada a execução de R$ 35,7 milhões para o programa.
Michelle Bessa declarou que, com o Preme, o Governo do Estado garante o direito à merenda escolar de qualidade, reforça a segurança alimentar dos alunos da REDE estadual de ensino e gera emprego e renda para trabalhadores do setor primário do Amazonas.
Jacqueline Azevedo destacou que o número de habilitados indica um aumento na participação de produtores e municípios em relação a anos anteriores e sinaliza retorno econômico para os trabalhadores do setor primário do estado.
Assuntos nesse artigo:
#preme, #merendaescolar, #ads, #produtoresrurais, #associacoes, #cooperativas, #agroindustrias, #amazonas, #municipios, #diariooficial, #doa, #12dejaneiro2026, #r357milhoes, #22produtosregionais, #hortifruti, #proteinas, #michellebessa, #jacquelineazevedo, #fornecimento, #alimentacaoescolar

