Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS-RCP atualiza informe e lança painel semanal com dados sobre vírus respiratórios no Amazonas

12/01/2026
Compartilhar
Atualização do Informe Epidemiológico e transição para painel de dados com divulgação semanal.

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atualizou nesta segunda-feira (12/01) o Informe Epidemiológico de vírus respiratórios. O documento está disponível no site www.fvs.am.gov.br e, a partir da próxima semana, as informações passarão a ser divulgadas por meio de um painel de dados com atualização semanal realizada todas às segundas-feiras.

Atualização e painel de dados

O NOVO painel reúne dados consolidados sobre casos notificados e confirmados, óbitos e os principais tipos de vírus em circulação. A iniciativa integra a estratégia da FVS-RCP de modernização da comunicação em saúde, ampliando o acesso às informações e fortalecendo a vigilância epidemiológica no Amazonas.

Situação epidemiológica

No Amazonas, no período de 1º a 10 de janeiro de 2026, foram notificados 120 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses registros, sete casos tiveram confirmação para vírus respiratórios, sem ocorrência de óbitos no período analisado.

Nas últimas três semanas, de 21/12/2025 a 10/01/2026, a faixa etária mais atingida foi por menores de 1 ano (48%), seguidas por crianças de 1 a 4 anos (10%) e de 5 a 9 anos (3%). As demais faixas apresentaram: 40 a 59 anos (19%), 60 anos ou mais (16%) e 20 a 39 anos (3%).

Entre as amostras encaminhadas ao Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), a identificação dos vírus nas últimas três semanas foi: rinovírus (36,9%), Vírus Sincicial Respiratório (32,2%), Influenza A (32,2%) e adenovírus (11,4%).

Medidas de prevenção

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância de medidas simples para reduzir o risco de síndromes respiratórias, como a higienização frequente das mãos e a prática da etiqueta respiratória, cobrindo boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, quem precisa manter contato com sintomáticos e grupos mais vulneráveis — idosos, pessoas com comorbidades e indivíduos com imunossupressão — devem utilizar máscara de proteção respiratória para minimizar a transmissão.

Também foi recomendada a proteção de crianças menores de seis meses, evitando exposição a ambientes de maior risco. A vacinação contra a Covid-19 e a Influenza, disponível em todo o Amazonas para o público elegível, segue como estratégia para reduzir a circulação viral e prevenir complicações. Foi lembrada ainda a vacina mais recente voltada às doenças associadas ao Vírus Sincicial Respiratório, indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.

Assuntos nesse artigo:

#virusrespiratorios, #fvsrcp, #vigilanciaepidemiologica, #amazonas, #srag, #rinovirus, #virussincicialrespiratorio, #influenzaa, #adenovirus, #lacenam, #informeeepidemiologico, #paineldedados, #atualizacaosemanal, #vacina, #vacinacaocontrainfluenza, #vacinarsv, #covid19, #gestantes, #prevencao, #higienizacao

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Procon-AM apreende e descarta mais de 80 kg de alimentos impróprios em supermercado da zona sul de Manaus

12/01/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

12/01/2026
Governo do Amazonas

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

12/01/2026
Governo do Amazonas

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

12/01/2026
Governo do Amazonas

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

12/01/2026
Governo do Amazonas

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

12/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus