Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

12/01/2026
Compartilhar
Além do fortalecimento de vínculos familiares, o programa promove inclusão social e a qualidade de vida para a comunidade.

Os sete Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), mantidos pelo Governo do Amazonas e administrados pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), realizaram 1.486.380 atendimentos entre janeiro e dezembro de 2025. O número excede em 297,28% a meta anual de 500 mil atendimentos. De acordo com levantamento da SEAS, 139.864 pessoas frequentaram as unidades no período. As unidades estão situadas em várias zonas de Manaus e atuam com oferta de serviços presenciais.

Resultados e público

O balanço de 2025 mostra volume de atendimentos acima do previsto e aumento de procura por atividades. As ações têm como foco crianças, mulheres e idosos, além de jovens e adolescentes. Conforme a SEAS, as unidades oferecem acolhimento e acesso a serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

A secretária da SEAS, Kely Patrícia, destacou o papel das unidades no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Segundo ela, as unidades atuam como polos de apoio, cuidado e desenvolvimento, proporcionando bem-estar e melhorando a qualidade de vida da população atendida.

Atividades oferecidas

As atividades contemplam esporte, lazer, saúde, cultura, educação e geração de renda. Também são realizadas campanhas sobre saúde, educação e Cidadania; palestras; rodas de conversa; cursos de qualificação; alfabetização; apresentações artísticas; dança; oficinas; bazares; torneios de futebol; gincanas; passeios culturais e turísticos. As unidades participam ainda de caminhadas e outras ações de esporte e lazer.

Histórias de vida

O Centro de Convivência 31 de Março entrou na rotina da professora Mirian Rocha, 39 anos. Ela levou o pai para atendimento psicológico, a mãe para fisioterapia após cirurgia no joelho e, em 2025, passou a acompanhar a sobrinha Alana Viana, 8 anos, com diagnóstico de TDAH e TOD, nas aulas de ballet. Mirian relatou melhora no rendimento e no comportamento escolar após a matrícula.

A frequentadora Raiane dos Santos, 34 anos, que tem três filhas, mantém vínculo com o centro há cinco anos. Em 2025 ela engravidou novamente e atribuiu aos exercícios orientados por profissionais de educação física a manutenção da rotina até o oitavo mês. Raiane informou que teve parto normal e descreveu a experiência como positiva para sua saúde.

O idoso Antonio de Oliveira Rufino, 71 anos, participou de atividades nos CECIs por três anos. Após a perda da esposa, ele buscou as unidades para convívio e atividades recreativas. Em 2025, frequentou o 31 de Março, onde participou de aulas de memória e pilates, e disse ter encontrado acolhimento e novas amizades.

Gestão e parcerias

A coordenadora dos sete centros, Rita Abecassis, afirmou que as unidades foram criadas para oferecer às famílias uma política de proteção social básica, visando a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Segundo ela, as ações valorizam a família como um todo e visam a melhoria da qualidade de vida, considerando direitos à proteção social e à Cidadania.

O trabalho nos Centros Estaduais de Convivência conta com gestão compartilhada e intersetorial. Há cooperação com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa (SEC) e a Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI).

Assuntos nesse artigo:

#centrosdeconvivencia, #convivencia, #SEAS, #governodoamazonas, #cecf, #ceci, #atendimentos, #Manaus, #2025, #familia, #idoso, #criancas, #mulheres, #inclusaosocial, #qualidadedevida, #esporte, #cultura, #educacao, #geracaoderenda, #parcerias

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

12/01/2026
Governo do Amazonas

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

12/01/2026
Governo do Amazonas

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

12/01/2026
Governo do Amazonas

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

12/01/2026
Governo do Amazonas

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

12/01/2026
Governo do Amazonas

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

12/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus