Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas cria Escola de Saúde Pública do Amazonas para formação, pesquisa e inovação no SUS em todo o estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas cria Escola de Saúde Pública do Amazonas para formação, pesquisa e inovação no SUS em todo o estado

12/01/2026
Compartilhar
Nova unidade da SES-AM foi criada para educação permanente, pesquisa e integração entre ensino, serviço e comunidade.

O Governo do Amazonas instituiu a escola de saúde Pública do Amazonas (ESP/AM), divulgada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (09/01), para fortalecer a formação de profissionais que atuam nas redes estadual e municipais do Sistema Único de saúde (SUS). A unidade passa a integrar a estrutura administrativa da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e foi oficializada no dia 5 de janeiro de 2026 por meio da Lei nº 8.016.

Objetivo e finalidades

A ESP/AM terá como finalidade promover ações de educação permanente, pesquisa científica, inovação tecnológica, gestão em saúde pública e integração entre ensino, serviço e comunidade. Conforme a lei, a escola deve contribuir para o fortalecimento da REDE pública de saúde em todo o território amazonense e alinhar a formação profissional às necessidades sociais, epidemiológicas e de gestão do SUS.

Enquadrada como instituição científica, tecnológica e de inovação, a escola de saúde Pública do Amazonas também é reconhecida como escola de Governo em saúde, de acordo com a legislação federal e a Constituição.

Competências e atividades previstas

Entre as competências da ESP/AM estão o desenvolvimento de programas de capacitação profissional e aperfeiçoamento, residências médicas e multiprofissionais, além de cursos técnicos e de pós-graduação. A escola será responsável pela organização dos cenários de prática nos serviços públicos de saúde e pela elaboração de estudos de dimensionamento da força de trabalho.

A unidade também deve estimular a incorporação de tecnologias da informação e comunicação no setor e promover a integração entre ensino, serviço e comunidade para adequar a formação às demandas locais.

Programas de inovação e bolsas

Foi instituído o Programa i-NovaSaúde, coordenado pela ESP/AM, que atuará como espaço de articulação entre os sistemas de educação, ciência, tecnologia e inovação com o SUS. O programa deverá apoiar pesquisas aplicadas, definir agendas estratégicas e incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde pública.

Também foi criado o Programa Estadual de bolsas de estudo, Pesquisa e Extensão Tecnológica no SUS (PEPiSUS), destinado a incentivar a produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico por meio da concessão de bolsas nas áreas de pesquisa, inovação, formação profissional e difusão do conhecimento.

Recursos e gestão

Os recursos para execução das ações virão do orçamento da SES-AM, podendo contar com emendas parlamentares e parcerias com instituições públicas e privadas. A estrutura organizacional da ESP/AM será compatibilizada com o organograma da Secretaria, com o objetivo de assegurar gestão eficiente e responsabilidade fiscal.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, afirmou que a criação da escola de saúde Pública representa um avanço na qualificação da força de trabalho do SUS no Amazonas, ampliando a formação de residentes, especialistas e mestres. “Será um marco para o serviço público, por envolver a criação de um espaço de educação, pesquisa e inovação na saúde, com impacto no aperfeiçoamento profissional, na formação de mão de obra qualificada para o SUS e na qualidade dos serviços ofertados”, afirmou.

A criação da escola de saúde Pública do Amazonas é apresentada pelo Governo do Amazonas como um avanço estratégico na consolidação das políticas públicas de saúde, com foco na qualificação de profissionais e na melhoria contínua dos serviços ofertados à população.

Assuntos nesse artigo:

#escoladesaudepublica, #espam, #governodoamazonas, #sesam, #sus, #formacao, #profissionaisdesaude, #pesquisacientifica, #inovacaotecnologica, #residenciamedica, #residenciamultiprofissional, #bolsas, #pepisus, #i-novasaude, #educacaopermanente, #gestaosaude, #tecnologiainformacao, #redepublicadesaude, #politicaspublicas, #integracaoensinoeservico

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

12/01/2026
Governo do Amazonas

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

12/01/2026
Governo do Amazonas

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

12/01/2026
Governo do Amazonas

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

12/01/2026
Governo do Amazonas

Sedurb e UGPE anunciam entregas 2026 no Amazonas e investimentos em saneamento habitação e mobilidade

12/01/2026
Governo do Amazonas

Hospital Público Veterinário do Amazonas registra mais de 140 mil procedimentos em 100 dias de funcionamento

12/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus