A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou 1.181 mil atendimentos no sábado (20/12), no Centro de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, localizado na avenida Leopoldo Peres, no bairro Educandos, zona centro-sul de Manaus, oferecendo consultas presenciais e por teleconsulta, além de exames de imagem na Carreta da saúde.
Atendimentos e exames
Entre os serviços disponibilizados pela SES-AM estavam consultas médicas presenciais com clínico geral e oftalmologista, atendimentos por Telessaúde com ortopedista, aferição da pressão arterial e testes de glicemia. A Carreta da saúde realizou exames de mamografia, ultrassonografia de abdômen total e superior, de tireoide, de próstata (via abdominal), do aparelho urinário, transvaginal e pélvica. A unidade permanecerá no local até sexta-feira (26/12).
Para a realização dos exames é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.
Atendimento estendido
O atendimento médico será estendido a segunda e terça-feira (22 e 23 /12), com consultas presenciais com clínico geral e teleconsulta com ginecologista. Na terça-feira (23/12) haverá atendimento presencial com clínico geral e teleconsulta com ortopedista. A Carreta da saúde oferecerá exames de mamografia e ultrassonografia de segunda à sexta-feira (22 a 26/12), com exceção da quinta-feira (25/12), quando não haverá atendimento devido ao feriado de Natal.
Serviço saúde AM Digital
A SES-AM levou orientações sobre como acessar atendimento médico por meio do aplicativo saúde AM Digital. A plataforma disponibiliza consultas remotas 24 horas com clínico geral, sem necessidade de agendamento prévio, e PODE ser baixada gratuitamente nas principais lojas de aplicativos.
Segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as equipes de saúde estão preparadas para ajudar a população a usar a plataforma. “O saúde AM Digital foi pensado para facilitar o acesso aos serviços de saúde, reduzindo o tempo de espera. As nossas equipes estão preparadas para orientar a população. Quem precisar de ajuda PODE procurar as unidades de saúde da REDE estadual e contar com o suporte dos nossos profissionais para entender como fazer a consulta através do aplicativo”, afirmou.
A estudante Adria Letícia, de 22 anos, relatou que procurava atendimento com clínico geral e baixou o App para realizar a consulta. “Achei bem rápido e prático baixar o aplicativo. Agora, quando eu precisar, já sei que posso usar, e melhor ainda, sem precisar ir até uma unidade de saúde”, disse.
O serviço possibilita atendimento em casos de urgência básica, evitando deslocamento para SPAs, UPAs e prontos-socorros. Além do clínico geral, que não precisa de agendamento prévio, o programa oferece teleconsulta agendada via Sistema de Regulação em 17 especialidades.
Balanço dos atendimentos
Durante o Governo Presente foram registradas 79 consultas nas especialidades médicas, sendo 34 em oftalmologia, 23 em clínica geral e 22 em ortopedia. Na Carreta da saúde foram realizados 68 exames de imagem, sendo 60 de ultrassonografias e oito de mamografias. Houve 307 atendimentos pelo Sistema de Regulação, 109 pela Ouvidoria do SUS e orientações sobre o App saúde AM Digital. Na triagem foram feitos 81 procedimentos de aferição de pressão arterial e 97 testes de glicemia.
Vigilância em saúde
A Fundação de Vigilância em saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 78 atendimentos, com 312 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. A FVS-RCP distribuiu 16.172 mil preservativos externos, 100 preservativos internos, 4.000 mil unidades de gel lubrificante e 120 auto testes de HIV.
Assuntos nesse artigo:
#saudeamdigital, #sesam, #governopresente, #cetigilbertomestrinho, #avenidaleopoldoperes, #educandos, #Manaus, #carretadasaude, #telessaude, #clinicogeral, #oftalmologia, #ortopedia, #ultrassonografia, #mamografia, #sistemaderegulacao, #ouvidoriadosus, #pressaoarterial, #glicemia, #vigilanciadesaude, #fvsrcp
