O SOS Vida, serviço de transporte sanitário da Prefeitura de Manaus coordenado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), já contabiliza 226.814 remoções realizadas neste ano, até esta quinta-feira, 18/12. O serviço atende pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas, que necessitam de traslado para consultas, procedimentos e tratamentos em unidades de saúde.
Dados de remoções
A maior parte das remoções foi para usuários em tratamento de hemodiálise. Do total, 186.302 atendimentos referem-se a pacientes com insuficiência renal crônica ou aguda em sessões de hemodiálise. As equipes do SOS Vida também registraram 19.930 traslados para sessões de fisioterapia e 4.848 para curativos.
Segundo o gerente do SOS Vida, João Cláudio Nobre, a gestão municipal tem fortalecido o acolhimento e a escuta dos usuários por meio de encontros com técnicos e gestores. “Temos nos reunido todos os meses com pessoas atendidas no SOS Vida, para saber como elas avaliam o serviço, e com isso buscamos aperfeiçoar o trabalho das nossas equipes”, explica.
Entre as mudanças promovidas este ano, o gestor citou a ampliação do atendimento a pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). “Fizemos um ajuste de logística para abrir mais vagas e facilitar o acesso desses usuários ao serviço de transporte sanitário municipal”, relata.
O gerente informou que há planejamento para novas melhorias. Está prevista a expansão dos atendimentos do SOS Vida para as comunidades ribeirinhas, hoje atendidas principalmente na zona urbana de Manaus. O serviço opera com uma frota de 48 veículos terrestres, composta por vans convencionais e adaptadas, e ambulâncias.
João Cláudio também antecipou a instalação de uma nova base do SOS Vida, que se somará às duas bases descentralizadas já em operação nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste do município. “Com essa nova base, devemos reforçar o transporte de usuários em alta hospitalar, que é uma demanda crescente no nosso serviço”, disse Nobre.
Atendimento e acesso
O SOS Vida possui mais de 16,8 mil usuários cadastrados, incluindo pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas e pacientes em tratamento para condições renais, traumatológicas e oncológicas. O serviço realiza ainda remoções de moradores do interior em tratamento na capital, transportando esses usuários até a embarcação de retorno às suas localidades, em parceria com representações dos municípios.
Para solicitar o cadastramento, os usuários podem ligar para 0800 092 0192, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h, ou contatar via WhatsApp pelos números (92) 98802-4997 e 98802-3962, ou pelo e-mail [email protected]. “No contato, ele deve informar os dias e horários em que precisa do transporte, e o atendimento ocorre de acordo com a disponibilidade de vagas”, informa João Cláudio.
O gerente destaca que o SOS Vida contribui para redução nas faltas em consultas e terapias e para maior adesão ao tratamento de saúde, além de ampliar o acesso aos serviços. “Para isso vêm contribuindo também o maior acolhimento do usuário pela gestão do serviço e o aperfeiçoamento das nossas equipes. Com isso, eles se sentem mais seguros em ter o apoio do SOS Vida e poder continuar com o tratamento”, enfatiza.
Estrutura
O SOS Vida integra a REDE Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa e oferece transporte adequado às necessidades do usuário para tratamentos de curto ou longo prazo. Além de uma central de atendimento situada no bairro Centro, zona Sul, o serviço conta com duas bases descentralizadas nos bairros Aleixo, zona Centro-Sul, e Alvorada, zona Centro-Oeste.
A frota do SOS Vida é formada por 48 veículos: 12 vans adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, 20 vans convencionais e 16 ambulâncias. A equipe é composta por condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, telefonistas, coordenadores e pessoal administrativo.
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#sosvida, #Semsa, #Manaus, #hemodialise, #fisioterapia, #curativos, #fcecon, #ribeirinhas, #frota, #vans, #ambulancias, #aleixo, #alvorada, #centro, #transporte_sanitario, #usuarios, #cadastro, #atendimento, #telefones, #saude
