
Empresa planeja instalar uma fábrica de ar-condicionado e, posteriormente, iniciar a produção de televisores na Zona Franca de Manaus
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta quinta-feira (18/12), representantes da empresa Haier, reconhecida como líder entre as empresas de eletrodomésticos na Ásia. O encontro ocorreu na sede da pasta, na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
A reunião teve como foco a discussão dos planos de implementação da Haier na Zona Franca de Manaus (ZFM) para a produção de ar-condicionado e televisores. Alinhada com sua estratégia global de longo prazo, que visa a independência da marca, a Haier apresentou seu plano de investimento, que será executado em duas fases. A primeira fase está prevista para começar em 2026, com a criação da fábrica e o início da produção local de ar-condicionado, além do projeto conjuntamente com a TPVision para a produção de televisores. A segunda fase é com foco para os próximos anos, a expansão de suas estruturas fabris no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O assessor do departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Guilherme Vilagelim, destacou que, além de apresentar suas iniciativas, a empresa Haier comunicou seu interesse em ampliar a estrutura fabril no Polo Industrial de Manaus nos próximos anos.
“Hoje a Sedecti recebeu a Haier, a qual é uma das principais fabricantes do mundo de eletrodomésticos. A empresa Haier fez uma apresentação institucional, falando em sua experiência tecnológica, suas expertises e apresentando principalmente os projetos aprovados no modelo de Joint Venture, para produção de ar condicionado, juntamente com a Jable, e um projeto de produção de TV em 2026, juntamente com a TPVision, a TPV. E, além da apresentação dessas informações, falou dos objetivos, e da expansão de sua malha Fabril nos próximos anos”, explicou Guilherme.
Fotos: Angelo Vinicius/ Sedecti
