Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Prefeitura de Manaus lança boletim epidemiológico com dados de cinco anos sobre 21 doenças e agravos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus lança boletim epidemiológico com dados de cinco anos sobre 21 doenças e agravos

18/12/2025
Compartilhar
Boletim reúne dados da série histórica dos últimos cinco anos e apresenta 21 doenças e agravos de notificação compulsória em Manaus.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), lançou, na quarta-feira, 17/12, o Boletim Epidemiológico das doenças e agravos de notificação compulsória de maior incidência na capital. O lançamento ocorreu no auditório do mirante Lúcia Almeida, no Centro, e reuniu gestores e servidores durante a apresentação da publicação.

Conteúdo e abrangência

A publicação reúne informações da série histórica dos últimos cinco anos e apresenta dados sobre 21 doenças e agravos, conforme compilação feita pela equipe técnica da Semsa. O boletim foi descrito pela diretoria como instrumento de vigilância fundamental para orientar ações e estratégias em saúde pelo município.

Segundo a diretora da Dvae (Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e de saúde do trabalhador), Marinélia Ferreira, o documento serve para orientar a tomada de decisões da Semsa no atendimento às demandas da população e para que as equipes da REDE de Atenção Primária à saúde (APS) visualizem os agravos mais incidentes em seus territórios.

“O boletim, construído sob a coordenação da Gerência de Vigilância Epidemiológica, representa um avanço tanto para a população, que poderá conhecer o perfil epidemiológico do seu bairro, quanto para os profissionais de saúde, que fazem essas notificações e que ajudam no preenchimento desse sistema de informação. O boletim permite que esses servidores enxerguem o fruto do seu trabalho, e quando esses servidores se enxergam, conseguem visualizar o que é prioridade dentro da secretaria”, ressaltou a diretora.

Monitoramento e análises

A publicação técnico-científica reúne descrições de monitoramento de eventos e doenças com potencial para desencadear Emergência de saúde Pública (ESP). Ela também traz análises da situação epidemiológica das doenças e agravos de interesse da vigilância em saúde sob responsabilidade da Semsa.

As informações têm finalidade prática: apoiar implantação, implementação e avaliação de ações de saúde voltadas à redução, ao controle e à eliminação das doenças e agravos de maior incidência notificados pela APS da capital, além de ampliar o acesso a dados sobre saúde no município.

Fontes de dados

Os dados apresentados no boletim foram obtidos dos sistemas de informação do Sistema Único de saúde (SUS), incluindo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net e Sinan-Web), de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), de Informação sobre Mortalidade (SIM) e de Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-malária). Para compor um panorama mais amplo, foram também utilizados dados do IBGE.

Periodicidade e próximas edições

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Viviana Cláudia Almeida, informou que a publicação passará a ser anual, com lançamentos sempre no ano seguinte ao ano analisado, considerando o fechamento dos dados nos sistemas oficiais.

“Na publicação de 2026, iremos acrescentar mais agravos como as doenças diarreicas agudas, doenças transmitidas por alimentos, infecções como Monkeypox e outros agravos que ainda não foram inseridos nesse boletim. A tendência é que a publicação fique mais robusta, o que para o cidadão significa verificar o que está sendo feito para que haja redução de casos de uma determinada doença”, antecipou Viviana Cláudia Almeida.

Disponibilidade

O boletim está disponível no site da Semsa e PODE ser acessado pelo link: https://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/wp-content/uploads/sites/8/2025/12/Boletim-Epidemiologico-11.12.pdf

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Cristian Guerreiro e Hellen Miranda/Semsa

Assuntos nesse artigo:

#boletimepidemiologico, #Manaus, #Semsa, #vigilanciaepidemiologica, #dvae, #gerenciadevigilancia, #aps, #sinannet, #sinanweb, #sinasc, #sim, #sivepmalaria, #ibge, #doencas, #agravos, #saude, #monitoramento, #monkeypox, #lancamento, #miranteluciaalmeida

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Oficina culinária para idosos em Manaus estimula empreendedorismo e geração de renda no Monte das Oliveiras

18/12/2025
Prefeitura de Manaus

Guarda Municipal de Manaus realiza Missão Natal Solidário e entrega brinquedos e materiais ao GAAC-AM

18/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus disponibiliza episódio do podcast sobre esporotricose humana com orientações e prevenção

17/12/2025
Prefeitura de Manaus

Maternidade Moura Tapajóz completa 20 anos e realiza celebração de Natal em Manaus

17/12/2025
Prefeitura de Manaus

Campanha em Manaus orienta sobre prevenção e sinais do câncer de pele e reforça cuidados na atenção primária

17/12/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus oferece desconto de 20% no licenciamento de publicidade até 31/3 de 2026

17/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus